Publicado em 13/05/2025 às 15:09 - Atualizado em 14/05/2025 às 14:20
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi uma das mais de 35 instituições que participaram do 1º Fórum do Pacto pela Inovação, realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), no dia 8 de maio. O evento marcou o lançamento oficial do movimento que busca transformar a cidade em um dos maiores pólos de inovação do país, por meio da articulação entre universidades, empresas, startups e poder público.
Durante o encontro, foram apresentados os cinco macrodesafios prioritários que guiarão os próximos projetos do Pacto: educação empreendedora e cultura de inovação; formação, retenção e atração de talentos; redes e colaboração; capital, financiamento e atração de investimentos; e ambiência para inovação. A UFU, enquanto instituição pública de ensino e pesquisa, tem papel estratégico em diversas frentes desse processo.
Um dos destaques do fórum foi o programa UberHub Code, iniciativa que tem a UFU como parceira e que já impactou mais de 8 mil jovens com formação gratuita em tecnologia. Ex-alunos do programa já conquistaram prêmios internacionais, como o Nasa Space Apps Challenge, e atuam em empresas de destaque, como a Google.
O reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, esteve presente no evento e enfatizou que o pacto “representa uma iniciativa estratégica para fomentar o desenvolvimento tecnológico e social da região, reunindo atores públicos e privados em torno de objetivos comuns. Nesse contexto, a universidade exerce um papel importante como promotora do conhecimento, catalisadora de talentos e parceira na geração de soluções inovadoras”.
Inspirado no modelo do Pacto Alegre, do Rio Grande do Sul, o Pacto pela Inovação de Uberlândia propõe uma governança colaborativa, com reuniões itinerantes e câmaras temáticas. A expectativa é de que a união entre os diversos atores potencialize o impacto social e econômico da cidade.
“O Pacto pela Inovação em Uberlândia simboliza a força da colaboração e o compromisso coletivo com o futuro da nossa cidade. A inovação não acontece de forma isolada, ela nasce do encontro entre o conhecimento gerado nas universidades, a visão estratégica do setor público e a capacidade de execução e investimento das empresas. Quando esses três pilares se unem, criamos um ecossistema para ideias transformadoras, para o empreendedorismo de impacto e para o desenvolvimento sustentável da região”, finaliza Luciana Carvalho, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Propp inovação Pacto pela Inovação Ciência
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS