Publicado em 11/12/2025 às 13:53 - Atualizado em 11/12/2025 às 14:11
Em 2026, jovens de Uberlândia terão novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O acordo entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Algar planeja dar mais oportunidades para estudantes do ensino médio público. A parceria, formalizada no dia 5 de dezembro, une alunos do programa Talentos de Futuro, do Instituto Algar, com aqueles do Laboratório de Inovação (Lab-In).
O Lab-In, que tem parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), faz parte do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU). O laboratório foi iniciado em 2022 para fomentar o empreendedorismo e inovação em escolas estaduais. Os alunos que participam do curso gratuito oferecido pela UFU têm contato direto com a universidade e seu ambiente, além de estudarem áreas como marketing, finanças, relações públicas e outros temas de interesse para formação empreendedora.
Já o programa Talentos de Futuro é realizado há mais de 10 anos e é voltado para pessoas em vulnerabilidade social. Para jovens de 15 a 17 anos são oferecidas capacitações em habilidades comportamentais e informática básica. Para os acima dos 17 anos também é ofertado formação técnica em tecnologia. Ambos são feitos de maneira online em diversas partes do país e presencialmente em Uberlândia.
A parceria auxiliará nos programas de ambas instituições. Para a UFU, os alunos do laboratório participarão das formações oferecidas pela Algar, proporcionando um maior desenvolvimento. Com a previsão de cerca de 160 alunos a serem beneficiados, o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, entende que o movimento aproxima a universidade da comunidade: “Acredito que, juntos, estamos realizando algo significativo para a sociedade, oferecendo formação aos nossos estudantes da educação básica”.
Já os alunos do Instituto Algar terão suas atividades presenciais nas dependências da UFU a partir de 2026. Como destaca a gerente do instituto, Carolina Toffoli, unir forças com instituições que possuem o mesmo propósito de oferecer oportunidades de desenvolvimento é um caminho para potencializar resultados: “Levar nossos jovens do Talentos de Futuro para os espaços da universidade é aproximá-los da instituição e da possibilidade de serem discentes de uma das melhores universidades do país”.
Além do reitor da UFU, também participaram da formalização da parceria a vice-reitora, Catarina Azeredo Machado, a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia, Luciana Carvalho, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Paluma. Por parte do Instituto Algar, participaram, além de Toffoli, a gestora de Programas Sociais, Ana Paula Pereira, e a diretora da Partilha Educação e assessora educacional do Talentos de Futuro, Ana Carolina Ferreira.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Laboratório de Inovação CIAEM Propp Parceria Ensino Médio
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS