Publicado em 08/07/2024 às 17:06 - Atualizado em 26/07/2024 às 08:08
Está em andamento o primeiro edital para reconhecimento de Notório Saber Popular para atuação em atividades de extensão e cultura com o objetivo de certificar, no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). pessoas com conhecimento e experiência legitimada em saberes-fazeres populares, tradicionais, artísticos ou culturais para atuação em atividades de extensão.
De acordo com o professor Alexandre Molina, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, "com a certificação, diferentes mestras e mestres, detentores de conhecimentos específicos, poderão atuar em atividades de extensão e cultura, na complementação da formação de diferentes profissionais e na difusão de suas práticas". Além disso, prossegue Molina, "também terão a oportunidade de pleitear recursos ou premiações em suas respectivas áreas de atuação".
A Resolução nº 13/2021, do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, prevê que pessoas com Notório Saber são símbolos de referência em suas comunidades para determinados saberes-fazeres da extensão ou da cultura e que contribuem criando ou guardando tais saberes-fazeres. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 20 anos de experiência em qualquer tipo de saber popular ligado às diversas tradições como benzedeira, congadeira, capoeirista, líderes de casas e terreiros, dentre outras de igual relevância.
"É importante porque é reconhecimento, e também para que a história não seja apagada, para que essas pessoas possam ter a sua atuação reconhecida como uma atuação de qualidade e como um saber relevante", adiciona a coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, Ivete Almeida, sobre a importância do edital para a comunidade de Uberlândia.
Os projetos de pesquisa, extensão e cultura são fundamentais para a Universidade Federal de Uberlândia. Além de serem uma forma de incentivar o desenvolvimento pessoal e acadêmico, se tornam uma uma ponte entre a comunidade externa da UFU e o ambiente universitário. Reforçando, assim, vínculos capazes de transformar a sociedade.
As inscrições são de fluxo contínuo e podem ser feitas por meio do envio de formulário digital específico encontrado no edital. Observação: este reconhecimento institucional não se trata de uma titulação acadêmica.
Para mais informações, acesse os documentos constantes no Portal de Editais da UFU.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Notório Saber edital popular tradição
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS