Certificação

Publicado edital do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros

Prova do Proflin será aplicada no dia 1º de setembro; período de inscrições começa em 29 de julho

Publicado em 17/07/2024 às 09:14 - Atualizado em 17/07/2024 às 10:55

O Instituto de Letras e Linguística da  Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU) divulga o edital para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros (Proflin), destinado a avaliar a capacidade de compreensão e interpretação de textos científicos. As inscrições para o exame estarão abertas de 29 de julho a 14 de agosto de 2024.

O Proflin tem como finalidade testar a habilidade dos participantes em línguas estrangeiras (Inglês, Francês, Espanhol) e em Língua Portuguesa para Estrangeiros. O foco é na compreensão e interpretação de textos científicos de natureza narrativa, dissertativa e descritiva.

O exame oferece certificação de proficiência que pode ser utilizada em processos seletivos e admissões em programas de pós-graduação, atendendo às exigências acadêmicas que requerem comprovação de proficiência linguística.

Cronograma de participação

As inscrições para o Proflin serão realizadas em formato eletrônico, no site do Ileel. A taxa para realizar o exame é de R$ 180,00. Para aqueles que se enquadram nos critérios de isenção da taxa, a solicitação deve ser feita até o dia 9 de agosto.

O limite de vagas é de 350 por período no ambiente digital remoto e de 30 no ambiente físico presencial, ambos com períodos de aplicação na manhã e tarde.

A prova será realizada no dia 1º de setembro (domingo), utilizando as plataformas MConf (Conferência Web RNP) e Moodle.

Acesse o edital para obter informações sobre o formato da prova, critérios de avaliação e demais orientações para realização do exame.

Resultados e recursos

Os resultados do exame serão divulgados até 30 de setembro. Os pedidos de revisão e recursos poderão ser feitos até o dia 9 de outubro, sendo formalizados até dois dias úteis após a divulgação do resultado.

O atendimento aos candidatos será realizado de forma virtual, pelo e-mail proflin@ileel.ufu.br, com o prazo para esclarecimento de dúvidas até o dia 29 de agosto.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: proflin Certificação ILEEL Proficiência em Língua Estrangeira