Extensão

UFU abre inscrições para curso de aperfeiçoamento em Educação Bilíngue de Surdos

Curso gratuito e on-line possui 300 vagas e capacita educadores para práticas pedagógicas inclusivas no ensino de surdos; procedimento deve ocorrer até 15 de agosto

Publicado em 10/07/2024 às 10:54 - Atualizado em 15/07/2024 às 10:20

Em sua segunda edição, o curso de aperfeiçoamento 'Orientação em Formação Didática, Metodologia e Currículo Bilíngue de Surdos' oferece 300 vagas para professores. (Imagem: Canva)

Você é professor e busca se especializar na educação de surdos? Quer saber como aprimorar suas práticas pedagógicas e oferecer um ensino mais inclusivo? Está em busca de uma formação gratuita e de qualidade? Então, essa oportunidade é para você! A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), lança a 2ª edição do curso de aperfeiçoamento "Orientação em Formação Didática, Metodologia e Currículo Bilíngue de Surdos"

O curso oferece 300 vagas e visa promover a formação continuada de professores que atuam ou desejam atuar na educação de surdos. A iniciativa apresenta aos educadores os fundamentos, princípios e práticas pedagógicas adequadas para atender as demandas de estudantes surdos na educação básica, especialmente no contexto do ensino remoto. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, o curso busca fortalecer a inclusão e a equidade na educação.

Quem pode participar?

Podem se inscrever professores formados em ensino superior ou magistério, que atuam na educação básica, seja em instituições públicas ou privadas.

Os candidatos devem ter disponibilidade para dedicar no mínimo 8 horas semanais às atividades on-line, além de acesso à internet e equipamentos eletrônicos adequados. É necessário, ainda, possuir habilidade para utilizar computadores e plataformas de ensino a distância.

Como participar?

As inscrições estão abertas de 10 de julho a 15 de agosto de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente de forma virtual, com o preenchimento do formulário de inscrição e encaminhamento dos documentos solicitados.

Para candidatos surdos, é necessário apresentar laudo médico ou audiometria que comprove perda auditiva, conforme especificado no edital.

Processo de classificação

A seleção dos cursistas será realizada em duas fases. Na primeira fase, eliminatória, haverá a análise da documentação e das informações fornecidas no formulário de inscrição. Na segunda fase, classificatória, os critérios serão a ordem de realização das inscrições e a formação em licenciatura dos candidatos.

Cronograma da seleção
  • Período de Inscrições: 10/07/2024 a 15/08/2024;
  • Resultado Parcial: 16/08/2024;
  • Recebimento de Recursos: 19 e 20/08/2024;
  • Resultado Final: 22/08/2024;
  • E-mail de Convocação: 23 a 25/08/2024;
  • Cadastramento de Matrícula: 26 a 30/08/2024;
  • Início das Aulas: 02/09/2024.

Informações adicionais

O curso é gratuito, mas cabe ao estudante arcar com os custos de acesso à internet e equipamentos eletrônicos necessários para acompanhar as aulas.

Com carga horária total de 90 horas, as atividades serão realizadas de maneira não presencial, via plataforma Moodle CEAD da UFU. As aulas estarão disponíveis de segunda a domingo, permitindo que os cursistas acessem o conteúdo de acordo com sua disponibilidade.

Para mais informações, acesse o edital completo no site da Proexc/UFU ou envie suas dúvidas para educacaobilingueufu@gmail.com.

Palavras-chave: extensão Libras curso PROEXC