Publicado em 02/08/2024 às 11:32 - Atualizado em 02/08/2024 às 16:47
O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), disponibilizou o Boletim Mensal de Emprego de Uberlândia referente ao mês de junho de 2024. A publicação visa informar sobre a dinâmica do emprego formal na cidade.
No mês analisado, o maior município do interior de Minas Gerais teve um saldo líquido positivo de vínculos formais de emprego, com 12.027 admissões e 11.817 desligamentos. Comparando com o mês anterior, o boletim revela uma desaceleração no crescimento das contratações formais. Em maio, o saldo foi de 601, enquanto em junho foi ajustado para 210.
Setores
Em junho, três dos setores de atividade econômica registraram saldos positivos de emprego em Uberlândia:
Por outro lado, os setores de Agropecuária e Serviços registraram saldos negativos, com -14 e -214, respectivamente. No primeiro semestre deste ano, o setor de Serviços foi o que mais gerou postos de trabalho, com um total de 2.376 novos empregos. Os demais setores da economia obtiveram os seguintes números de novos postos de trabalho:
Somando o saldo acumulado dos últimos 12 meses, todos os setores juntos geraram 6.410 postos de trabalho.
Remuneração
O salário médio de admissão em Uberlândia, ajustado pela inflação, alcançou R$ 2.030,03 em junho de 2024. Comparando com o mês anterior, maio, quando o valor ajustado era de R$ 2.051, houve uma variação percentual negativa de -1,04%.
Para mais informações, acesse a página do Cepes.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: CEPES Boletim do Emprego mercado de trabalho
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS