Gestão

Pós-Graduação em Artes Visuais é aprovada pelo Conpep e segue para Consun e Capes

Quarta reunião do conselho abordou ainda aula inaugural e credenciamento dos programas

Publicado em 14/08/2024 às 17:15 - Atualizado em 21/08/2024 às 16:56

Proposta do PPGAV é vinculada ao Instituto de Artes, situado no Bloco 1I. (Foto: Abrão Osorio Júnior)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (14/08), de forma remota, pela quarta vez neste ano. Entre os itens de pauta aprovados pelos conselheiros está a criação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), com o curso de mestrado acadêmico, vinculado ao Instituto de Artes (Iarte).

O processo, apresentado pelo relator Fernando Garrefa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD), foi aprovado por unanimidade pelos 31 conselheiros. Agora, a proposta segue para apreciação do Conselho Universitário (Consun/UFU) e, se aprovado nesse conselho, é submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A implantação se consolida somente após o parecer conclusivo do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes.

Caso semelhante foi comunicado, na reunião desta quarta-feira, pelo professor Filipe Mendonça, do Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri). A Capes aprovou a criação do curso de Doutorado em Relações Internacionais da UFU no dia 1º de julho, como divulgado no site do Ieri.

Outro tema abordado nas comunicações do Conpep foi o trabalho da Comissão de Credenciamento na Pós-Graduação (CCP), que está realizando o processo de credenciamentos, recredenciamentos, descredenciamentos e enquadramentos nos programas de pós-graduação da UFU, a partir de recomendações e pedidos dos colegiados. Segundo a professora Priscilla Soares, da Faculdade de Odontologia (FO), os programas devem credenciar seus docentes até 19 de setembro para o quadriênio 2025-2028. Mais informações estão disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e no e-mail enviado aos programas de pós-graduação.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Paluma, convidou os conselheiros e toda a comunidade acadêmica para a Aula Inaugural da Pós-Graduação (2024-2), que acontecerá no dia 19/08, às 9h, no Auditório do Bloco 5S do Campus Santa Mônica. O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, falará sobre o tema “Construindo o amanhã: a relevância social da pós-graduação”. Steffen é pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec). Não é necessário fazer inscrição.

O Conpep aprovou, ainda, a renovação de participação do professor Elmiro Santos Resende e a inclusão da professora Ana Maria Bonetti no Programa Especial para Participação de Servidores Aposentados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFU.