Educação

Professores e estudantes de Serviço Social da UFU apresentam 12 trabalhos em seminário em Florianópolis

Evento marcou o diálogo entre artistas, movimentos sociais e pesquisadores de diversas instituições na luta anti-fascista, anti-colonialista e de justiça climática

Publicado em 09/08/2024 às 12:34 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:29

Professora Soraia Veloso e estudantes do curso de Serviço Social da UFU, rumo a Florianópolis. (Foto: arquivo pessoal)

Discentes e docentes do curso de Serviço Social, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia (Faces/UFU) participaram do “13º Seminário Internacional Fazendo Gênero contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”, realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O grupo apresentou 12 trabalhos no evento, sendo que também tinha outros dois aprovados - todos, resultados do trabalho de pesquisa e extensão desenvolvido no Campus Pontal, em Ituiutaba.

Dentro da temática geral do seminário, do anti-colonialismo, anti-fascismo, e justiça climática, foram discutidas questões como trabalho, violência, igualdade, além de problemas ligados a mulheres e populações LGBTQIAPN+. Este evento, que ocorre a cada três anos, busca criar um espaço interdisciplinar de diálogo entre pesquisadores, artistas e ativistas de movimentos sociais, promovendo o debate de sujeitos sociais diversos. Esta foi a terceira vez que a UFU participou do Seminário Internacional Fazendo Gênero, tendo estado presente pela primeira vez em 2017.

A seleção dos artigos que seriam apresentados na capital catarinense teve início em 2023, momento em que foi iniciada a organização do seminário. Cada um dos professores de Serviço Social da UFU enviaram resumos para aprovação, de artigos de discentes, projetos de extensão, ou mesmo da própria pesquisa. Soraia Veloso Cintra, professora do curso e coordenadora do projeto “Eu combato a violência, e você?”, que foi apresentado no seminário, destaca a magnitude do evento, que oferece simultaneamente ações como oficinas, mesas de debates e palestras.

A docente ainda ressalta a importância das oportunidades de diálogo que o seminário oferece, especialmente com profissionais e estudantes de outras instituições de ensino superior: “Esse é um diálogo muito bom, porque a gente socializa as pesquisas ou trabalhos de extensão que estamos fazendo, e trocamos experiências, uma troca sempre muito rica e oportuna.”

Finalizando, Soraia Veloso Cintra comenta que, durante o evento, teve a oportunidade de participar de uma reunião com a ministra Cida Gonçalves, em que foi discutido o programa “Feminicídio Zero”, criado pelo Ministério das Mulheres, em prol do fim da violência contra a mulher e iniciado no dia 7 de agosto. Na ocasião, a professora teve a oportunidade de apresentar seu projeto de extensão e, assim, demonstrar o que tem sido feito pela UFU em relação ao objetivo principal do programa.

Confira, abaixo, mais fotos da participação do grupo da Universidade Federal de Uberlândia no 13º Seminário Internacional Fazendo Gênero contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática:

Palavras-chave: 13º Seminário Internacional Fazendo Gênero contra o fim do mundo: anti-colonialismo anti-fascismo e justiça climática