Publicado em 09/08/2024 às 10:29 - Atualizado em 13/08/2024 às 07:46
Se você está no começo da graduação em Jornalismo, provavelmente já se imaginou trabalhando na área: entrando no ar na TV, gravando programas de rádio e podcast ou escrevendo textos e matérias para veículos de grande circulação. Há um longo caminho a percorrer até alcançar o tão sonhado trabalho na área, mas, mesmo no início do curso, é possível viver estas experiências tão sonhadas e enriquecedoras.
O Projeto UFocas surgiu em 2022 e está prestes a ter sua 6ª edição, com o intuito de melhor preparar os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a profissão, ampliando suas possibilidades dentro do ambiente acadêmico. A iniciativa integra os acadêmicos no sistema de comunicação da instituição, do qual fazem parte a Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). Os discentes poderão atuar nesses espaços, adquirindo experiências valiosas para sua formação e futuro profissional.
Vitória Marcelino participou da segunda edição do projeto e atualmente está cursando o sétimo período do curso. Ela destaca a importância que esta iniciativa teve para o início de sua formação: Com certeza, cresci muito no UFocas; foi um divisor de águas para minha confirmação no curso, além de ser a minha primeira experiência profissional de verdade na área”.
Ela passou dois meses com a equipe da Divisão de Divulgação Científica (Didic/Dirco/UFU) e pontua o quanto aprendeu naquele período. “Eu tive a experiência de trabalhar com vários profissionais que me ajudaram muito, me orientaram. A área em que fiquei era bem dinâmica; eu tive contato com diversas plataformas diferentes e ganhei experiência em escrita, podcast, gravação para redes, atividades em campo e coberturas”, relata.
Já Dieny Fernandes, que fez parte da quinta edição do UFocas, ressalta o quanto a experiência auxiliou com matérias do curso e aumentou sua confiança, possibilitando a oportunidade de conhecer muitas pessoas e entrevistá-las. “O UFocas me proporcionou uma experiência muito grande na área da escrita e nas entrevistas, além de poder conversar e trocar ideias com as outras pessoas que trabalham na assessoria e em outros setores também. Acho que uma das partes mais legais do projeto é justamente poder ter o apoio e o feedback de pessoas mais experientes de cada área”, conclui.
Para além da experiência das estudantes, a jornalista Renata Neiva - que é diretora de Comunicação Social da UFU e doutora em Educação pela Faculdade de Educação (Faced) - aponta de que forma este projeto pode fazer a diferença na formação acadêmica dos discentes. “O UFocas é uma excelente oportunidade para estudantes que podem destinar parte de seu tempo à vivência de um setor de comunicação pública”, resume.
Ela ressalta, ainda, que a UFU conta cerca de 250 mil seguidores nas mídias digitais e, além de uma excelente experiência com a produção de conteúdo para um grande público, os alunos também aprendem habilidades em gestão de marca e prevenção de crises. Finalizando, a diretora declara: “O grande orgulho da equipe da Dirco é saber que muita gente que passou por aqui está assinando reportagens e outros produtos comunicacionais pelo Brasil e pelo mundo.”
A nova edição do UFocas recebe inscrições até a próxima segunda-feira, 12 de agosto - acesse AQUI o formulário - e terá atividades entre os meses de agosto e novembro deste ano. Alunos do segundo ao sexto períodos do curso de Jornalismo regularmente matriculados na UFU são convidados a fazer parte do projeto. A divulgação dos resultados ocorrerá já na quarta-feira, dia 14.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Jornalismo Diretoria de Comunicação Social Fundação RTU ufocas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS