Evento

UFU participa do XIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, com premiações e lançamento de livro

Promovido bianualmente pela Associação Brasileira de Hispanistas, CBH movimentou campus da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado em 14/08/2024 às 11:16 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:29

Fotos: arquivo pessoal

Estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU) participaram do XIII Congresso Brasileiro de Hispanistas (CBH), realizado entre os dias 5 e 9 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento, que acontece a cada dois anos, contou com a participação de 12 representantes da UFU, viabilizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O congresso teve como objetivo fomentar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores nacionais e internacionais de diversas instituições de ensino superior, dedicados aos estudos hispânicos. Durante o CBH, o grupo da UFU fez 12 apresentações de comunicações orais em simpósios sobre a língua espanhola, seu ensino e suas literaturas.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFU), Daniel Mazzaro coordenou o simpósio intitulado "Educação linguística na perspectiva crítica e discursiva". Ainda durante o evento, houve o lançamento do livro "A expressão da anterioridade temporal em espanhol: uma análise sociolinguística", de autoria do professor Leandro Silveira de Araujo, também do PPGEL, e publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu).

No destaque aos discentes da UFU, dois trabalhos de conclusão de curso de Letras: Espanhol foram apresentados em formato de painel. Sob a orientação de Araujo e intitulado "Os demonstrativos no espanhol andaluz: norma e uso", um deles foi desenvolvido por Graziela Bassi Pinheiro e recebeu o prêmio “Hispanistas – Primeiras Experiências”.

Avaliações

Rosemira Mendes Souza foi mais uma docente do Ileel que marcou presença no CBH, resumindo-o como "um grande evento, repleto de belos momentos, grandes conquistas, muitos contatos e muito aprendizado". Já Graziela Bassi Pinheiro. que é estudante do PPGEL, destacou: "O congresso foi muito rico! Todas as atividades proporcionaram boas discussões, comentários e perguntas que promoveram uma intensa troca de conhecimentos. As comunicações orais que assisti mostraram a vasta possibilidade de pesquisas na área do hispanismo. Também percebi o entusiasmo dos pesquisadores em compartilhar e ouvir os trabalhos. O evento foi muito bem organizado e completo!"

A próxima edição do Congresso Brasileiro de Hispanistas ocorrerá na cidade de Natal, em 2026, com organização pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela nova diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas eleita para os anos de 2025 a 2026 - para a qual também foi eleito, como tesoureiro, o professor Leandro Silveira de Araujo (PPGEL/UFU).

Confira, abaixo, mais alguns registros do XIII CBH.

Palavras-chave: congresso ILEEL PPGEL