Pular para o conteúdo principal
Zootecnia

Um dia de campo para aprender e avaliar os benefícios da prova de eficiência alimentar

Tradicional evento aconteceu na Fazenda Capim Branco da UFU

Publicado em 09/08/2024 às 10:49 - Atualizado em 19/08/2024 às 09:32

Evento reuniu pesquisadores, estudantes, produtores e pessoas interessadas. (Foto: Milton Santos)

Dos laboratórios a céu aberto para a mesa do consumidor. Abrangendo os três pilares que sustentam uma universidade pública - o ensino, pesquisa e extensão -, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentou, no início deste mês, dia 3 de agosto, mais um resultado dos seus trabalhos: a prova de eficiência alimentar realizada com o rebanho da Fazenda Mundo Novo – Nelore Lemgruber. 

Mas, o que significa eficiência alimentar? E como isso chega na mesa do consumidor? 

 

Eficiência Alimentar 

De acordo com a professora da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev), Carina Ubirajara, eficiência alimentar é a capacidade que um animal tem de transformar o alimento ingerido em produto de origem animal. “Um animal eficiente vai demandar menos alimento para mostrar uma resposta de produção. Se ele é eficiente, ele reduz o custo de produção do quilo da arroba produzida de menor curso e isso traz benefícios tanto para o produtor como também para quem vai consumir a carne”, explica a professora, que fala especificamente do gado de corte. 

A prova de eficiência alimentar, realizada pelos estudantes de Zootecnia da UFU, além de ser uma forma de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula e os resultados encontrados em pesquisas, contribui diretamente na criação dos animais bovinos. Neste caso, a atividade foi realizada com um rebanho externo, oriundo da Fazenda Mundo Novo – Nelore Lemgruber, de Uberaba (MG), que é uma das referências na pecuária brasileira. 

Foto de gado
Entre todos os animais avaliados, seis foram escolhidos para apresentação ao público. (Foto: Milton Santos)

Nessa atividade, o grupo selecionou os animais que apresentaram maiores índices de eficiência alimentar para se tornarem reprodutores. “Você faz a escolha de quem vai deixar progênies, quem vai produzir os novos bezerros, que, se você escolhe um animal que tem uma genética superior, eu vou esperar uma resposta melhor nas progênies. Então, ao longo prazo vai diminuindo o custo de produção desses animais”, comenta a professora, que coordenou os trabalhos de avaliação feito pelos estudantes. 

 

Parceria com o setor privado 

O projeto de seleção de eficiência alimentar começou em 2010 com o rebanho Nelore da UFU. Mas, no caso dos animais avaliados nesta prova, o rebanho é da Fazenda Mundo Novo – Nelore Lemgruber, ou seja, os estudantes têm a chance de avaliar animais de criadores terceiros. Catarina exalta a importância da parceria público-privada, a partir da universidade. “Trazer esses animais para dentro da universidade, mostrar para eles [criadores] a importância da avaliação, o resultado que vai dar economicamente para a fazenda, a oportunidade que os alunos têm de viver a prática do dia a dia do zootecnista, o resultado do trabalho deles e o quanto que isso impacta na pecuária”, conclui a professora. 

Foto do Dia de Campo
A atividade de apresentação dos resultados, conduzida pela professora Carina, foi a última do evento após duas palestras: uma com o produtor e outra com um pesquisador. (Foto: Milton Santos)

Ela também ressalta que esses projetos em parceria são fundamentais para angariar recursos para os próximos trabalhos. Mais do que o apoio financeiro, a parceria público-privada permite à academia a oportunidade de unir a ciência com o criador. “Se o nosso trabalho, que a gente faz aqui [na universidade], melhorar a produtividade do agronegócio brasileiro, a gente tá feliz, estamos fazendo valer estar aqui na UFU”, enfatiza Carina. 

 

Dia de Campo 

O evento “Dia de Campo”, que aconteceu no primeiro sábado de agosto, 3, na Fazenda Capim Branco da UFU, teve como objetivo mostrar para a comunidade, alunos, produtores e pesquisadores da área a importância da eficiência alimentar em bovinos de corte. A avaliação de eficiência alimentar em rebanhos Nelore acontece desde a primeira edição, em 2010, mas há poucos anos é realizada com animais de produtores externos. 

Em outubro, a UFU realizará mais um evento desta natureza, mas apresentando os resultados obtidos pelos animais da própria universidade, que são Nelore puros de origem. Mas, além da apresentação, os melhores animais também serão leiloados na ocasião, o que é mais uma ramificação do trabalho de extensão da universidade. 

Confira, abaixo, mais fotos do Dia de Campo realizado no dia 3 de agosto:

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: Zootecnia Dia de Campo Fazenda Capim Branco

A11y