Pular para o conteúdo principal
#ciênciaresponde

#CiênciaResponde: O que acontece com nosso corpo ao tomarmos sorvete?

Especialistas respondem dúvidas sobre o gelado

Publicado em 03/10/2024 às 11:24 - Atualizado em 17/10/2024 às 08:47

Uma bola de sorvete de 60g contém aproximadamente 100 calorias (Foto: Banco de imagens/Pixabay)

 

Refrescante e gostoso nos dias de calor, o sorvete se tornou popular no Brasil em 1834, com fabricação nacional, utilizando frutas do nosso país. Cerca de 6 litros da sobremesa gelada são ingeridos por pessoa ao ano. Estamos entre os dez maiores consumidores do mundo.

Mas afinal, tomar sorvete é saudável? Quem nunca foi tomar o gelado e sentiu frio? Para respondermos essas e outras perguntas do nosso dia a dia, o #CiênciaResponde conversou com Gustavo Alves Araujo, médico familiar formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e com o enfermeiro e doutorando em Ciências da Saúde, Kássio Silva Cunha, também da UFU.

Você certamente já notou que sentimos um pouco de frio quando tomamos sorvete, mas sabe por quê? Uma das respostas está relacionada à presença de uma série de terminações nervosas na região do palato, popularmente conhecido como céu da boca. Quando ingerimos o gelado pode ocorrer uma sensação levemente desagradável de frio devido ao estímulo dessas terminações nervosas.

Outra explicação envolve o estreitamento dos vasos sanguíneos no momento da ingestão da sobremesa. Araujo explica que “a leve e rápida contração dos vasos sanguíneos ocasiona uma ligeira queda na temperatura, levando à sensação de frio”.

Para Cunha, o consumo de sorvete pode ser visto como algo benéfico à saúde em alguns momentos. Com ação anti-inflamatória, diferente do que muitos pensam, o gelado pode ser uma boa opção de alívio e recuperação quando se está com dor de garganta ou gripado. A sobremesa também é recomendada em pós-cirúrgicos que envolvem boca ou garganta, evitando dores e inchaços.

Sabemos que, especialmente nos dias mais quentes do ano, o sorvete é um alimento bastante consumido. No entanto, do ponto de vista nutricional, cabe o alerta: “os ingredientes do gelado não trazem benefícios à saúde, são ricos em gordura hidrogenada, açúcar, corantes e aromatizantes”, pondera Araujo. 

Cunha completa que “o sorvete provoca um conforto em épocas de calor, mas é sempre bom saber escolher. O consumo excessivo pode predispor a doenças, como diabetes”.

Por isso, o doutorando recomenda a observação atenta à tabela nutricional do alimento, mantendo um consumo moderado. Receitas in natura também são sempre mais recomendadas, como batidas de frutas congeladas. Barbara Crepaldi, nutricionista e doutora em Ciências da Saúde pela UFU, receita um sorvete de manga com leite de coco:

 

Receita de sorvete
(Arte: Thamires Dantas)

 

O #CiênciaResponde é uma seção do portal Comunica UFU em que leitores e toda a comunidade enviam suas dúvidas sobre ciência. A partir delas, a equipe de comunicação entra em contato com pesquisadores da UFU para respondê-las. Caso queira participar, basta enviar sua dúvida com a hashtag #CiênciaResponde para o e-mail comunicaciencia@dirco.ufu.br, para as redes sociais da UFU ou para o WhatsApp (34) 99948-4655.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

 

Palavras-chave: #CiênciaResponde sorvete dúvidas saúde

A11y