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Graduação

Cursos da UFU na avaliação do MEC: entenda os resultados

Veja as notas e como o Ministério da Educação classifica os cursos da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 16/10/2024 às 11:14 - Atualizado em 17/10/2024 às 17:35

No total, 79 cursos de graduação da UFU receberam avaliação do MEC. (Foto: Canva)

Quais cursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se destacam em qualidade? Como saber se um curso oferece a formação que os estudantes precisam para o sucesso profissional? Para responder a essas perguntas, o Ministério da Educação (MEC) utiliza o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um mecanismo que avalia e classifica os cursos superiores em todo o Brasil. 

Mas como funciona essa avaliação e quais são os cursos da UFU que obtiveram as melhores notas? Nesta reportagem, vamos explicar o processo de avaliação do MEC e apresentar o resultado de avaliação dos cursos presenciais que receberam conceito na avaliação.

 

Cursos da UFU avaliados pelo MEC

Antes de detalharmos como funciona o CPC e os critérios utilizados pelo MEC para avaliar os cursos superiores, confira os resultados obtidos pela UFU. 

Ao todo, 79 cursos presenciais em atividade da UFU receberam conceito do MEC. Entre eles, um curso foi classificado na faixa 5, representando a excelência máxima: Engenharia Florestal, oferecido no Campus Monte Carmelo. Além disso, 67 cursos obtiveram a faixa 4, enquanto 11 cursos foram classificados na faixa 3.

Para conferir mais detalhes sobre todos os cursos avaliados e suas classificações, consulte o infográfico a seguir. Utilize o campo "Pesquisar na tabela" e acesse os dados de um curso específico.

 

 

Os dados apresentados no infográfico são baseados nos conceitos atribuídos nas avaliações realizadas até 2022. 

O resultado da edição de 2023 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), principal instrumento de avaliação dos cursos, ainda não foi divulgado. Naquela edição, foram avaliados os cursos de bacharelado das áreas de Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.

 

Diferenças entre áreas de conhecimento

Embora o ranking geral seja útil para identificar cursos de destaque, é importante entender que cada área do conhecimento possui demandas específicas. Comparar cursos de Saúde, Engenharia e Ciências Humanas diretamente pode levar a interpretações inadequadas, pois cada campo enfrenta desafios distintos.

Por exemplo: cursos de Saúde exigem infraestrutura avançada, como laboratórios e parcerias com hospitais; cursos de Engenharia necessitam de laboratórios técnicos com foco em inovação, enquanto as Ciências Humanas demandam recursos para pesquisa teórica e desenvolvimento do pensamento analítico. Compreender essas particularidades é essencial para uma análise justa da qualidade dos cursos.

 

Entenda como o MEC avalia os cursos de graduação

O CPC Contínuo é a métrica usada pelo Ministério da Educação para avaliar cursos de graduação no Brasil. A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é baseada na tríade: desempenho dos estudantes no Enade, corpo docente e percepção dos discentes sobre a instituição. A avaliação é conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e segue os seguintes critérios e respectivos pesos:

Cálculo CPC
Infográfico: Cristiano Alvarenga
  • Desempenho dos Estudantes (55%): avalia o desempenho dos estudantes no Enade e o Indicador de Diferença entre Desempenho Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos alunos.
  • Corpo Docente (30%): considera a proporção de professores mestres (7,5%), doutores (15%) e a carga horária em regime integral (7,5%).
  • Percepção Discente (15%): avalia a percepção dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica (7,5%), infraestrutura (5%) e oportunidades de ampliação (2,5%).

Com base no CPC Contínuo, os cursos são classificados em faixas que vão de 1 a 5. Aqueles com CPC igual ou inferior a 2 são automaticamente selecionados para a visitação in loco, etapa na qual o MEC reavalia detalhadamente o diagnóstico preliminar, elaborado anteriormente de forma remota. A partir da faixa 3, o desempenho é considerado satisfatório, enquanto os cursos avaliados com nota 5 são vistos como referência de qualidade.

Faixas do CPC

A faixa 1 é aplicada quando o conceito contínuo está entre 0 e 0,94. A faixa 2 abrange valores de 0,95 a 1,94, enquanto a faixa 3 inclui conceitos de 1,95 a 2,94. A faixa 4 é atribuída a cursos que obtêm valores de 2,95 a 3,94, e a faixa 5, a mais alta, se aplica quando o conceito contínuo está entre 3,95 e 5.  A pontuação do CPC Contínuo na plataforma E-Mec é apresentada multiplicando esses valores por 100. 

 

Quando ocorrem as avaliações?

A avaliação dos cursos de graduação ocorre em ciclos trienais inseridos no Sinaes, avaliando grupos de áreas do conhecimento. O objetivo é garantir que todas as áreas sejam avaliadas regularmente.

Aula do curso de Ciências Biológicas
Cursos de licenciaturas serão avaliados em 2024. (Foto: Milton Santos)

Em 2024, apenas os cursos de licenciatura serão avaliados, priorizando a qualidade da formação de professores. Participam da edição os cursos das áreas de Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Computação; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras (Inglês); Letras (Português); Letras (´Português e Espanhol); Letras (Português e Inglês); Matemática; Música; Pedagogia e Química. 

 

Avaliação em nova fase

A partir de 2025, o ciclo trienal seguirá a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), distribuído da seguinte forma:

  • Ano I (2025)Educação, Artes e Humanidades, Ciências Sociais, Jornalismo e Informação, Negócios, Administração e Direito;
  • Ano II (2026)Educação, Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Computação e TIC, Engenharia, Produção e Construção;
  • Ano III (2027)Educação, Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária, Saúde e Bem-Estar, Serviços.

Os resultados completos dos indicadores da educação superior podem ser consultados no site oficial do Inep.

 

 

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Palavras-chave: Avaliação de Cursos CPC MEC graduação

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