Pós-graduação em rede

Programa de Mestrado Profissional em Artes abre vagas

UFU tem direito a 20 ingressantes em curso reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC); inscrições entre 21 e 30/10

Publicado em 09/10/2024 às 11:59 - Atualizado em 09/10/2024 às 15:04

(Imagem: Reprodução / PEBSP - Portal de Educação)

O Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Artes, que busca capacitar profissionais da rede pública de ensino para o exercício da docência na educação básica, almejando melhorias na qualidade do ensino no Brasil. O PROFARTES possui duração de 24 meses e seu próximo período de inscrições será de 21 a 30 de outubro.

Ao todo, serão oferecidas 296 vagas para 16 instituições de ensino superior de todo o Brasil, com ingresso no período letivo de 2025. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) disponibiliza 20 destas vagas: 15 em ampla concorrência e outras cinco, em ações afirmativas - quatro para candidatos pretos, pardos ou indígenas e uma para pessoas com deficiência.

A carga horária total do curso será de 420 horas totais, com 360 delas em disciplinas presenciais e o restante, no modelo de Educação a Distância (EaD). As aulas ocorrerão de segunda a sábado, em uma estrutura semipresencial. Há a oferta de duas disciplinas de fundamentação a distância, duas disciplinas obrigatórias e três optativas, além da realização de trabalho de conclusão, orientado de forma presencial.

De acordo com o Instituto de Artes (Iarte/UFU), podem se inscrever professores em exercício de docência em Arte (Artes Cênicas, Visuais ou Música) na educação básica pública, e que sejam portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área, respeitando as normas de cada instituição associada.

Etapas

Serão duas etapas no processo: a primeira delas com análise do memorial descritivo e do projeto de pesquisa, que serão avaliados pelos professores do PROFARTES na UFU. As notas variam de um até dez, e aqueles que tirarem acima de 7,0 passam para a próxima etapa. O resultado será divulgado no dia 25 de novembro.

A segunda consiste em uma prova de arguição, com entrevista de uma banca composta pelo corpo docente da universidade. As duas etapas são de caráter eliminatório, e a última delas também possui classificação dos candidatos. As entrevistas estão agendadas entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, e o resultado da segunda etapa será publicado no dia 10 de dezembro. A nota final será revelada em 13 de dezembro.

Linhas de pesquisa

• Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes: esta linha investiga os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, relacionando as práticas formativas e suas conexões com as linguagens artísticas das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentram-se nessa linha estudos que aproximam as práticas artísticas e os processos de ensino.
  • Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes: esta linha volta-se para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentram-se nessa linha estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de aula.

Para mais informações e documentação necessária, acesse o edital e a página do Instituto de Artes da UFU.

Palavras-chave: arte Pós-graduação IARTE; PROFARTES; processo seletivo