Divulgação Científica

Projeto de divulgação científica traz alunos do ensino fundamental para conhecer laboratórios da UFU

‘Ciência na Ponta do Lápis’ une letramento científico e comunicação para estudantes de escola pública de Uberlândia

Publicado em 02/10/2024 às 10:14 - Atualizado em 04/10/2024 às 13:43

35 crianças da Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras visitaram a UFU. (Foto: Marco Cavalcanti)

Buscando promover a divulgação científica por meio de um letramento do público infantil sobre ciência, alunos do sétimo período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criaram o projeto “Ciência na Ponta do Lápis”. A atividade, que faz parte da disciplina Projeto Experimental, propõe uma abordagem educativa em que o conhecimento sobre a ciência seja construído juntamente com docentes e crianças do Ensino Fundamental II.

“A ideia inicial era criarmos um podcast em que falássemos sobre ciência de uma forma muito descomplicada a partir de exemplos do cotidiano, para que o público em geral, que não tivesse contato com a academia, pudesse entender o quanto a ciência é algo natural do dia a dia. Só que, durante nossas pesquisas, encontramos dois problemas: o primeiro é que já havia muitos podcasts sobre ciência e o segundo é que gostaríamos de popularizar a ciência, mas não é todo mundo que consome podcast”, explica Izadora Barcelos, integrante do projeto. O grupo ainda identificou que não há muitos projetos que envolvam a divulgação científica para crianças, então, foi quando mudaram a proposta.

Para isso, a equipe uniu letramento científico e comunicação. A ideia é que os estudantes de uma escola pública de Uberlândia assumam a posição de divulgadores científicos. Inicialmente, os graduandos passaram por uma oficina realizada pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social da UFU, para entenderem melhor as nuances desse tipo de comunicação antes de levá-las aos alunos.

Oficina para graduandos
Divisão atua há seis anos fazendo a divulgação científica da UFU. (Foto: Túlio Daniel)

Em seguida, o projeto foi dividido em duas etapas. A primeira foi a execução de três oficinas para alunos do 6º ano da Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras, na Zona Oeste de Uberlândia. Os encontros passaram por três temáticas: “Caminhos da Ciência”, para explicar o que é uma pesquisa, com a participação da professora Ana Elisa, da Faculdade de Medicina da UFU; “Explorando o universo das notícias”, para ensinar características do jornalismo; e “Luz, câmera e ciência”, que abordou as diferentes mídias e plataformas em que uma notícia pode ser veiculada.

Oficinas para as crianças
Foram três oficinas ministradas aos alunos para contextualização sobre pesquisa e jornalismo. (Fotos: Arquivo pessoal)

A primeira etapa finalizou com uma visita dos alunos a quatro laboratórios da UFU: o Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana (Lamau), o Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde (Niats), o Centro de Documentação e Pesquisa em História (Cdhis) e o Laboratório de Engenharia Biomédica (Biolab). Ao todo, 35 crianças estiveram na universidade no dia 26/10.

A proposta foi que os alunos tivessem contato com diferentes pesquisas e simulassem um dia de jornalistas, entrevistando os pesquisadores e fazendo gravações. Eles também visitaram a Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) para verem de perto como os jornalistas da universidade atuam na comunicação institucional e na divulgação científica.

Crianças editando
Crianças tiveram um dia como jornalistas nos laboratórios da UFU. (Fotos: Marco Cavalcanti)

“Essa atividade ajuda a divulgar não apenas a ciência, como também os princípios da divulgação científica. Além de ser uma referência em termos de informação científica, o trabalho da Dirco em parceria com o curso de Jornalismo da UFU integra a formação dos estudantes nessa área e a prática extensionista que, neste projeto, chega a estudantes do ensino fundamental”, declara João Damásio, coordenador da Divisão de Divulgação Científica da UFU.

Agora, o projeto entrará na segunda etapa, na qual as crianças produzirão reportagens científicas sobre a visita que fizeram à UFU, colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas oficinas da primeira etapa. Ao final, todo o conteúdo produzido irá compor uma revista digital que levará o nome do projeto, “Ciência na Ponta do Lápis”.

“A execução está sendo muito satisfatória, porque os alunos abraçaram o projeto de uma forma que a gente não imaginava. Desde o início, foram muito receptivos, muito curiosos, o que mostra pra gente que é um universo totalmente fora do que eles estão acostumados”, destaca Barcelos.

O professor de Matemática da Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras, Geovani Ribeiro, acompanhou o trabalho e ressalta a importância da iniciativa: “O projeto abriu campo para que nossos alunos pudessem conhecer a Universidade Federal de Uberlândia e pudessem interagir com as ideias apresentadas pelos estudantes de Jornalismo. Tanto a área de Educação, quanto outras áreas, deveriam seguir esse mesmo caminho, porque o aluno vai entender que o ensino fundamental, que o ensino médio, não são só cumprir as matérias e, sim, buscar novos conhecimentos, novas profissões, e que a universidade federal é que vai abrir essas portas para eles”.

Crianças reunidas
Produto final da atividade será uma revista digital produzida pelas próprias crianças. (Foto: Milton Santos)

A ideia do grupo é que, após o fim da disciplina no curso de Jornalismo, o projeto vire uma prática extensionista e que aconteçam novas sessões com outras turmas de alunos do ensino fundamental. Veja, abaixo, algumas fotos da visita à UFU:

Palavras-chave: Divulgação Científica ciência na ponta do lápis visita técnica ensino fundamental