Arte e Cultura

Travessias Globais: UFU e Museu da Imigração promovem reflexão sobre fronteiras e acolhimento humano

Exposição virtual abre debate sobre os deslocamentos forçados e o respeito à dignidade

Publicado em 03/10/2024 às 09:34 - Atualizado em 03/10/2024 às 10:57

Registro da exposição 'Vidas Refugiadas' do Museu da Imigração (2017). (Imagem: reprodução / Google Arts & Culture)

A história da migração humana é tão antiga quanto a própria humanidade. Desde os primeiros passos em busca de sobrevivência até os atuais deslocamentos forçados por conflitos e crises ambientais, a migração sempre esteve no centro das transformações sociais. Reconhecendo a importância desse fenômeno, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Cátedra Jean Monnet e do Projeto Global Crossings, em parceria com o Museu da Imigração de São Paulo, promove a exposição virtual "Travessias Globais: Uma Reflexão sobre o Passado e o Presente das Migrações Humanas"

Migração como direito humano

A iniciativa, coordenada pela professora Claudia Loureiro, da Faculdade de Direito da UFU, busca promover uma profunda reflexão sobre o direito humano de migrar e a cidadania global.

"Com a intensificação dos fluxos migratórios, que desencadeiam deslocamentos forçados e involuntários, a comunidade internacional tem o dever de estabelecer políticas públicas de acolhimento para a concretização da cidadania global, proporcionando o acolhimento necessário aos deslocados", destaca Loureiro, curadora da exposição. Esta reflexão é um dos eixos centrais da exposição, que aborda como conflitos armados, desastres ambientais e crises econômicas forçam milhões de pessoas a deixarem suas terras de origem.

A mostra ressalta a importância de reconhecer a migração como um direito humano - previsto no artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos - e convida o público a se envolver no debate sobre a desumanização que, muitas vezes, acompanha os deslocamentos forçados. A exposição traz ainda depoimentos e imagens que ilustram a trajetória dos migrantes e o impacto da migração na sociedade global.

Uma exposição para todos

A escolha do formato virtual potencializou o alcance da exposição, permitindo que mais pessoas possam acessar o conteúdo de forma simples e gratuita. A professora Claudia Loureiro destaca a importância desse modelo: "A realização de uma exposição virtual tem mais vantagens do que desvantagens. No formato virtual, é possível atingir um público muito maior e heterogêneo, ao mesmo tempo. Desse modo, a mensagem construída com a exposição pode ser disseminada de forma mais rápida e ampla. É preciso destacar ainda que o custo para a realização de uma exposição virtual é muito menor do que no formato presencial", acrescenta.

A plataforma Google Arts & Culture, que abriga a exposição, permite que os visitantes tenham uma experiência imersiva, com acesso a fotografias históricas, vídeos e depoimentos de migrantes. Esta abordagem torna a exposição acessível a pessoas de diferentes localidades e contextos, promovendo um debate amplo e inclusivo.

Como participar e acessar a exposição

A exposição "Travessias Globais" está disponível gratuitamente e de forma virtual na plataforma Google Arts & Culture, proporcionando acesso a um público global. Para participar, acesse a página do Travessias Globais

Ao longo da exposição, o visitante é convidado a explorar o conceito de migração sob diversas perspectivas, o que contribui para entender a complexidade desse fenômeno que marca a trajetória humana.

Palavras-chave: Cátedra Jean Monnet Projeto Global Crossings migração Exposição