Publicado em 20/12/2024 às 15:22 - Atualizado em 20/12/2024 às 17:34
Na última segunda feira (16/12), docentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se reuniram para discutir a implementação do curso de Engenharia Agrícola no Campus Pontal, localizado no município de Ituiutaba. O encontro contou com a presença da deputada federal Dandara Tonantzin (PT), que manifestou apoio em prol da criação do curso.
Durante a reunião, realizada no gabinete da parlamentar, ela reconheceu a relevância da proposta e assumiu o compromisso de trabalhar em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para viabilizar as condições necessárias para a implementação do curso. “Vamos buscar junto ao MEC [Ministério da Educação] os meios necessários para a viabilização desse curso. Para isso, é necessária a aprovação da proposta nos conselhos superiores da UFU”, explicou Dandara.
Ainda no encontro, os docentes apresentaram um histórico da proposta, que já conta com estudos preliminares, levantamento de demandas regionais e apoio de lideranças locais. Segundo eles, considerando o potencial econômico e agrícola do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, o curso de Engenharia Agrícola não apenas fortalecerá o papel da universidade como indutora de transformação social e econômica, mas também atenderá às expectativas de jovens que buscam formação em uma área com grande potencial de empregabilidade.
Professor do curso de Engenharia de Produção e presidente da Comissão de Estudo e Proposição do Curso de Engenharia Agrícola no Campus Pontal, Luís Fernando Magnanini de Almeida declarou que a implementação desta nova possibilidade de graduação apresenta um cenário positivo para a região. “O curso de Engenharia Agrícola, pioneiro da região, vem para se integrar positivamente aos outros cursos da área de Ciências Agrárias já existentes na UFU, na UEMG [Universidade Estadual de Minas Gerais] e no IFMG [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais], os quais já têm uma contribuição inestimável. A ideia é preencher a lacuna no ecossistema agrícola da região, somar esforços e multiplicar os impactos positivos”, acrescentou Almeida.
A iniciativa também conta com o apoio da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (Abeag), conforme manifestou a sua presidente, Gizele Ingrid Gadotti: “Enfatizo a importância da engenharia agrícola na agricultura moderna, integrando agricultura de precisão, engenharia de águas e solos, construções para fins rurais, geotecnologia, processamento agroindustrial e projetos de máquinas, para revolucionar a produtividade e sustentabilidade no meio rural.”
Apesar da discussão, para que haja a viabilização deste novo curso no Campus Pontal, a proposta segue em duas frentes, sendo uma no âmbito interno da instituição, com trâmite nos conselhos, e outra junto ao MEC. Atualmente, a unidade oferece as seguintes opções em nível de graduação: Administração; Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura; Ciências Contábeis; Engenharia de Produção; Física - Licenciatura; Geografia; História; Matemática; Pedagogia; Química; e Serviço Social.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: graduação Campus Pontal
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS