Publicado em 25/02/2025 às 11:11 - Atualizado em 26/02/2025 às 17:27
A Central de Línguas do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Celin/ILEEL/UFU) promove o curso “Espanhol através de músicas”, iniciativa que busca proporcionar o ensino da língua espanhola por meio da realização de atividades a partir de letras de músicas, videoclipes e outros gêneros discursivos, com a utilização sempre que possível de plataformas de gamificação. O curso também é aberto para a comunidade externa, para pessoas com idade a partir dos 15 anos, e ocorre às quartas-feiras, das 9h50 às 11h30. No total, serão oito encontros presenciais, nos dias 12, 19 e 26 de março e 2, 9, 16, 23 e 30 de abril, na Sala 224 do Bloco 1G do Campus Santa Mônica.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo Portal da Celin, até 11 de março, e efetuar o pagamento único de uma taxa de R$ 20,00. Não é necessário conhecimento prévio do espanhol. Com vagas para 20 alunos, o curso será ministrado pelo professor do Ileel Daniel Mazzaro, juntamente com discentes de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola III.
Uma série de estilos musicais fará parte do conteúdo do curso, incluindo flamenco (Espanha), salsa (Porto Rico e Cuba), cumbia (Colômbia), tango (Argentina e Uruguai), reggaeton (Porto Rico) e rock (hispano-americano e espanhol). Além disso, as aulas também buscarão trazer conteúdo sociocultural, como tradições, religiosidades, influências étnicas e raciais e contextos históricos e políticos por trás das músicas e textos que compõem o curso.
A intenção de trazer músicas para o ensino de uma língua estrangeira se dá pelo fato de proporcionar uma experiência imersiva aos estudantes. Além de estimular o uso integrado das quatro habilidades linguísticas (compreensões auditiva e escrita, expressões oral e escrita).
Ao todo, a carga horária será de 15 horas, sendo 13 horas e 20 minutos para realização das atividades em sala e 1 hora e 40 minutos destinadas à atividades extraclasse. Para receber o certificado do curso, será necessária a presença em 75% das aulas. Para mais informações, acesse o Plano do Curso.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: CELIN Curso de Espanhol música extensão idiomas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS