Pular para o conteúdo principal
Ingresso

UFU abre vagas para refugiados e imigrantes nos cursos de graduação

Serão selecionados 66 candidatos com base na nota obtida no Enem 2024; inscrições começam no dia 20 de fevereiro

Publicado em 07/02/2025 às 12:31 - Atualizado em 10/02/2025 às 10:45

Vagas para refugiados são oferecidas em cursos dos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. (Imagem: Canva)

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulga o edital Acolhida Humanitária e abre 66 vagas em cursos de graduação presenciais para pessoas em situação de refúgio, asilo político, apátridas, acolhida humanitária ou sob outras políticas humanitárias. A seleção leva em consideração o desempenho dos candidatos na edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A iniciativa visa promover a inclusão e a reconstrução de vidas, por meio do acesso ao ensino superior.  As vagas estão distribuídas nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Veja as opções de ingresso:

 

Quem pode participar?

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem atender aos requisitos previstos no edital de seleção: 

  • Realizado o Enem 2024, comprovando, assim, sua aptidão para o ensino superior; 
  • ter concluído o ensino médio ou curso equivalente, demonstrando a base educacional necessária; 
  • possuir um Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio, para identificação oficial no Brasil; e, 
  • comprovar sua condição de solicitante de refúgio, refugiado, asilado político, apátrida, beneficiário de acolhida humanitária ou estar amparado por outras políticas humanitárias vigentes no país. 

 

Inscrições

As inscrições estarão abertas de 20 de fevereiro (a partir das 11 horas) a 7 de março de 2025 (até as 16 horas). O processo é totalmente on-line e gratuito, realizado exclusivamente pelo Portal Seleção da UFU

Para se inscrever, basta acessar o portal, preencher o formulário com seus dados pessoais, informar um e-mail e telefone válidos e escolher o curso desejado. 

 

Resultados

A divulgação dos resultados do processo seletivo será feita em etapas, começando com a classificação preliminar em 1º de abril. Os candidatos terão de 1º a 3 de abril, para interpor recursos. A classificação final, juntamente com a convocação da primeira chamada, será publicada em 15 de abril de 2025.

Os estudantes aprovados iniciarão suas atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo de 2025. O cronograma de matrículas para os novos alunos será divulgado posteriormente, em edital complementar. A data de início das aulas ainda será definida pela universidade.

 


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: refugiados ingressantes graduação

A11y