Pular para o conteúdo principal
Prêmio

Conquista do primeiro lugar na Competição Nacional de Simulação Realística é celebrada por alunos e profissionais que atuam no HC-UFU/Ebserh

Combinando conhecimento teórico e experiência prática, o grupo se prepara para representar o Brasil no cenário internacional

Por: Maria Carolina Frigo Maschio | Coordenadoria de Comunicação Social - Ebserh
Publicado em 27/03/2025 às 09:00 - Atualizado em 28/03/2025 às 09:03

Alunos e profissionais que atuam no HC-UFU/Ebserh destacam-se em competição nacional. (Foto: arquivo pessoal)

 

A Competição Nacional de Simulação Realística das Ligas do Trauma e Emergência, realizada no Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp), foi um marco para os estudantes e profissionais da área da saúde de todo o Brasil. 

Reunindo equipes de diversas instituições de ensino, a competição teve um grande destaque com a vitória da Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma (LACIT), vinculada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), consolidando o alto nível de preparação dos alunos, que já contam com uma formação sólida com práticas no Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

 

Experiência no Hospital Universitário: prática que faz a diferença 

“Os estudantes possuem uma vasta experiência prática, adquirida durante atuação no HC-UFU, um centro de referência em atendimento de alta complexidade, onde são expostos a situações reais de trauma, o que colaborou com a conquista da premiação”, conta Davi Alves, aluno do oitavo período do curso de Medicina, presidente da LACIT e participante da competição. 

Gabriela Vieira, também do oitavo período da UFU, ressalta: “Esse contato direto com o dia a dia do atendimento de emergência foi fundamental para o desempenho da equipe na competição.” O HC-UFU é referência em atendimento e ensino e um ambiente essencial para o desenvolvimento das habilidades técnicas e humanas dos estudantes. 

 

A competição: um momento de aprendizado e troca de experiências 

Ítala Alvarenga, médica e preceptora da equipe, frisa: “Embora a competição envolvesse um contexto de alto nível de exigência, o verdadeiro valor do evento não está apenas na vitória, mas na oportunidade de aprendizado e na troca de experiências entre alunos e profissionais da área da saúde de diferentes partes do nosso país e do mundo.” 

Durante o evento, os participantes enfrentaram simulações realísticas de situações de trauma e emergência, sendo avaliados por meio de um checklist padronizado. Além das simulações, os alunos participaram de aulas e orientações com professores renomados do Brasil e do exterior, incluindo especialistas da Espanha e da Croácia. 

A palestra sobre “Non Technical Skills” (habilidades não técnicas), que abordou temas como liderança, comunicação e trabalho em equipe, foi um dos momentos marcantes do evento, reforçando a importância dessas competências para o sucesso em cenários de emergência. 

“Possuir as habilidades técnicas, humanas, e receber o apoio de diversos professores durante a preparação, com orientações até durante os feriados, discussões de caso e aulas dentro e fora dos centros cirúrgicos, foi essencial para a conquista do primeiro lugar”, comenta Beatriz Rizzo, também integrante do grupo vencedor. 

 

A vitória da UFU e a representação internacional 

Daniela Cavalcante, enfermeira da Ebserh que acompanhou o grupo dentro das estações dos diferentes temas abordados na competição, comenta sobre a importância da equipe multiprofissional na simulação e na atuação na rotina hospitalar: “Ter diferentes perspectivas sobre os atendimentos oferece um cuidado integral ao paciente dentro das simulações e na rotina hospitalar”. A profissional comenta, ainda, que participar da equipe é mais um incentivo para o aperfeiçoamento e a busca pelo atendimento com excelência. 

A vitória na competição abre portas para a equipe representar o Brasil na Competição Internacional de Simulações Realísticas, que acontecerá durante o Congresso Internacional das Ligas do Trauma e Emergência (WCTEL), em Campinas, de 1º a 3 de julho de 2025. 

 

Equipe da UFU venceu competição nacional e representará o Brasil no Congresso Internacional das Ligas do Trauma e Emergência. (Fotos: arquivo pessoal)
 
Rede Ebserh 

O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Hospital de Clínicas Hospital de Clínicas da UFU HC HC UFU EBSERH

A11y