Por: Eliane Moreira
Publicado em 21/03/2025 às 11:15 - Atualizado em
24/03/2025 às
10:35
O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, e a prefeita universitária, Juliana Cardoso Braga, participaram na última quinta-feira, 20 de março, da Cerimônia Nacional de Certificação do Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Educação. A solenidade aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Juntamente com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a UFU formou o pódio das instituições com o maior número de projetos aprovados, totalizando mais de 70 iniciativas. "Fomos contemplados com 73 dos praticamente 190 projetos apresentados, ao todo, pelas universidades participantes. É muito importante este reconhecimento da ONU e das outras instituições e da certificadora do Selo ODS em relação ao trabalho que nós temos desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia, no que tange às boas práticas - neste caso, especificamente quanto ao objetivo 4, que é a Educação", ressaltou o reitor.
Conforme comentado por Carvalho, este selo é uma certificação para as instituições de ensino que contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta da iniciativa é reconhecer ações educacionais que promovam práticas sustentáveis, inclusivas e socialmente responsáveis, alinhando-se aos princípios globais de equidade, acessibilidade, justiça social e preservação ambiental.
O Selo ODS Educação evidencia o esforço da instituição na implementação de estratégias pedagógicas, de pesquisa e de extensão que contribuam para a transformação social, o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos críticos e conscientes dos desafios globais. Além disso, a certificação também incentiva a disseminação de boas práticas, promovendo uma cultura de responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento sustentável no âmbito educacional. A proposta dos ODS é acabar com a pobreza, proteger o meio-ambiente e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade, metas indicadas pela ONU para os próximos nove anos.
De acordo com Nelson Barbosa, diretor de Sustentabilidade da UFU, “o recebimento do Selo ODS Educação 2024 traz diversos benefícios para a universidade, fortalecendo sua imagem como referência em sustentabilidade, inovação e impacto social”. Ele reforça, ainda: “O reconhecimento valoriza a instituição em rankings e avaliações, facilitando a formação de parcerias estratégicas. Além disso, a certificação pode abrir portas para novos editais de financiamento e investimentos voltados a projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, atraindo recursos e colaboração de empresas, ONGs [organizações não governamentais] e órgãos governamentais.”
No campo acadêmico, conforme Barbosa, o selo impulsiona a criação de novos projetos e programas interdisciplinares, ampliando oportunidades para estudantes e pesquisadores participarem de iniciativas nacionais e internacionais. “Esse reconhecimento também fortalece as ações de extensão universitária, beneficiando diretamente a comunidade local e contribuindo para a formação de profissionais mais engajados com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Assim, o Selo ODS Educação 2024 não é apenas um reconhecimento, mas uma ferramenta estratégica para expandir o impacto da UFU e captar mais oportunidades para a instituição e seus projetos”, complementa o diretor.
Os 73 projetos aprovados são provenientes de unidades acadêmicas e administrativas da UFU e todos foram desenvolvidos no ano passado. A Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu) é responsável por realizar as chamadas de submissão e auxiliar no credenciamento, com etapas de validação de detalhamento de cada projeto.
Para celebrar a conquista e dar visibilidade às iniciativas premiadas, a Reitoria da UFU, em conjunto com a Prefeitura Universitária e a Diretoria de Sustentabilidade, promoverão um evento - ainda sem data definida -, para apresentar à comunidade universitária os projetos aprovados no Selo ODS Educação.
Durante o encontro, será realizada a entrega oficial dos certificados, reafirmando o compromisso da instituição com a sustentabilidade, incentivando novas ações alinhadas aos ODS e fortalecendo a cultura de responsabilidade social e ambiental dentro da universidade.
Veja, abaixo, a relação completa dos projetos da UFU aprovados e certificados com o Selo ODS Educação 2024.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: selo ods Educação sustentabilidade Certificação ONU