Por: João Damasio
Publicado em 27/03/2025 às 18:13 - Atualizado em
28/03/2025 às
08:34
Entre 31 de março e 4 de abril, no Parque de Exposições Camaru, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participa da 12ª Feira do Agronegócio Mineiro (Femec 2025). O evento, que já é considerado um dos maiores do país neste setor, é organizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia e, neste ano, tem como tema “Inteligência artificial no campo”.
Na abertura do evento, um dos destaques relativos à participação da instituição será a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a UFU e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo na universidade e em sua região de influência.
O plano é desenvolver e implementar ações estratégicas que promovam a capacitação de estudantes, docentes e técnicos administrativos, o fortalecimento do ecossistema de inovação e a conexão entre empresas incubadas e o mercado. Como resultado, a parceria deve impulsionar eventos, projetos de pesquisa e extensão, bem como iniciativas voltadas para a educação empreendedora, proporcionando oportunidades de aprendizado prático e desenvolvimento de competências essenciais para a criação e consolidação de novos negócios.
Durante a semana, o evento abre espaço para uma programação técnica com palestras e atividades de integração no agronegócio. Entre as atividades previstas para este ano, há palestras de pesquisadores da UFU, nas áreas de cafeicultura, zootecnia e veterinária, e interações de grupos de pesquisa e empresas incubadas e juniores nos estandes do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU).
Na Arena Inovação do Sebrae, o Grupo Da Semente à Xícara, da UFU, promove o Vila Café 2025 – Edição Uberlândia, com apoio de diversas instituições. As atividades realizadas neste espaço devem reunir produtores, pesquisadores, baristas e apreciadores do café especial.
Em diferentes momentos, o Espaço Sebrae receberá as seguintes empresas vinculadas ao Parque Tecnológico (TecnoUFU) e Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU) para divulgação de seus negócios: Agro R, Fazendinha, Befert, Átomo e Aimirin.
Haverá também momentos dedicados a apresentações e interações com empresas juniores, que farão a exposição de seus serviços e soluções para um público qualificado e interessado em inovação e empreendedorismo. Farão parte da iniciativa as seguintes empresas juniores: Meta Consultoria – Empresa Júnior de Engenharia Mecânica; Apoio Consultoria; Sustenta – Empresa Júnior de Soluções em Engenharia Ambiental; ASCII – Soluções em Tecnologia; Conteagro – Empresa Júnior da Agronomia; Empresa Júnior da Biologia; Empresa Júnior da Engenharia Química.
Já no Espaço da PMU, ocorrerão os chamados “pitchs reversos”, dinâmica que inverte o modelo tradicional, em que startups apresentam suas soluções. Nesse formato, grandes empresas expõem seus desafios, conectando-se a startups e pesquisadores em busca de soluções inovadoras e parcerias estratégicas. O espaço disponibilizado pela Prefeitura também permitirá que empresas juniores se conectem diretamente com empresas e stakeholders locais, criando oportunidades de negócios e parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento do ecossistema empresarial da região.
Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento recebe milhares de visitantes, entre produtores, empresários e profissionais vinculados ao agronegócio e exibe maquinário de última geração, veículos e insumos agrícolas, entre outras inovações tecnológicas. Em 2024, a Femec reuniu mais de 150 mil visitantes e registrou R$ 2,28 bilhões em negócios. “Estamos investindo continuamente na melhoria da infraestrutura do Parque Camaru para proporcionar uma experiência cada vez mais completa aos produtores rurais e visitantes da Femec”, garante o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: agronegócio Feira Evento Sebrae empresas juniores