Pular para o conteúdo principal
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Parceria entre UFU e Sebrae leva empresas juniores à 12ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro

Ao todo, sete iniciativas foram apresentadas ao público do evento

Por: Maria Eduarda Amorim | Carolina Longhi
Publicado em 15/04/2025 às 10:19 - Atualizado em 22/04/2025 às 10:32

Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas empresas para o público dentro do espaço Sebrae. (Foto: Maria Eduarda Amorim)

 

Sete empresas Juniores (EJs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) marcaram presença na 12ª Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), entre 31 de março e 4 de abril. O público do evento pôde conhecer as iniciativas na Arena Inovação, instalada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG).

Luciana Carvalho, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, comenta que a participação das empresas juniores da universidade foi organizada pela equipe do Parque Tecnológico (TecnoUFU) no contexto de assinatura do protocolo de intenções entre a universidade e o Sebrae no primeiro dia da feira, com o objetivo de reforçar a parceria e o apoio institucional às ações empreendedoras.

As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos, geridas por estudantes universitários, que visam oferecer serviços profissionais dentro de sua área de estudo a preços acessíveis. Elas funcionam como um ambiente de aprendizado na prática, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e o contato com o mercado de trabalho. Essas empresas são supervisionadas por professores e profissionais, garantindo a qualidade dos projetos enquanto contribuem para o crescimento pessoal e profissional dos membros.

 

Estudantes apresentam no evento
Além de exporem em estandes, as EJ's tiveram a chance de fazer apresentações contando um pouco mais sobre suas histórias e trabalhos. (Foto: Maria Eduarda Amorim)

 

A Meta Consultoria(link is external), empresa júnior dos cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Aeronáutica, apresentou seus serviços na feira para um estande lotado. “Isso é muito importante, principalmente pelo aprendizado. Porque os nossos membros, eles estão aqui aprendendo a se comunicar, conversando com diversos clientes e pessoas, como funcionam diferentes processos e, claro, tendo a oportunidade de realmente vender os nossos serviços”, conta Nícolas Garcia, estudante de Engenharia Mecânica e presidente da Meta. A organização foi criada em 1992, sendo considerada a primeira EJ da UFU, e presta serviços de engenharia com foco em projetos mecânicos, projetos acústicos e análise de calorimetria. 

A Conavet(link is external), outra empresa júnior presente no evento, surgiu em 1998, relacionada aos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, com o intuito de promover soluções para produtores rurais de gado de leite ou de corte. Para José Reinaldo, seu diretor comercial, a parceria contribui tanto para a universidade, quanto para as empresas juniores que tiveram a oportunidade de estar nos estandes.

 

Interação dos estudantes no evento
Durante o evento, os alunos tiveram um contato direto com o público. (Foto: Maria Eduarda Amorim)

 

Outras cinco empresas juniores ligadas à UFU também participaram da Femec. Entre elas, está a ASCII(link is external), criada em 2019, a partir do curso de Ciências da Computação. A empresa propõe soluções em tecnologia, prestando serviços como desenvolvimento de websites, sistemas web, aplicativos mobile e aplicativos desktop. A EJ ligada à Engenharia Ambiental, a Sustenta(link is external), uma consultora ambiental criada em 2013, oferece serviços para diversos setores, tais como educação e licenciamento ambiental. A EJ atende desde o pequeno produtor rural até grandes multinacionais.

A Conteagro(link is external), empresa júnior do curso de Agronomia, foi fundada em 2011, e atua prestando consultoria agropecuária em Uberlândia e região, oferece serviços como planejamento de lavouras, controle de pragas e doenças e análise de solos. A ConsultEQ(link is external), vinculada a Engenharia Química, foi iniciada em 2013 e abrange atividades de otimização de processos relacionados à área, além do aumento da agilidade e qualidade de processos e criação e melhoria de produtos. E a Apoio Consultoria(link is external), associada aos cursos de Administração e Gestão da Informação, é especializada em consultoria para gestão empresarial.

Os alunos apresentaram seus projetos em estandes em diversos momentos do evento, expondo seus serviços para um amplo público interessado em assuntos voltados ao empreendedorismo. "Participar de eventos como a Femec foi uma grande oportunidade para aumentar a visibilidade das empresas juniores, conectar nossos jovens talentos ao ecossistema de inovação e gerar novas oportunidades de negócios", finaliza Carvalho, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia, sobre a importância da participação no evento. 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: empresas juniores Feira do Agronegócio Sebrae TecnoUFU empreendedorismo

A11y