Por: Mateus Batista
Publicado em 18/03/2025 às 12:36 - Atualizado em
19/03/2025 às
10:31
Organizado pelo Núcleo de Estudos da Norma Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (NormaLi/UFU), em parceria com o Centro de Documentação em Historiografia da Linguística (Cedoch/USP), o “I Encontro de Gramaticografia Ibero-Americana" será realizado entre os dias 14 e 16 de abril, no Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU).
O encontro reunirá pesquisadores de instituições brasileiras e de países latino-americanos, além de alunos da graduação e pós-graduação, professores da educação básica e de centros de pesquisa das diferentes regiões do Brasil, assim como pesquisadores de Portugal, Espanha, Argentina, Chile e Uruguai, dentre outros países.
O evento será realizado no Campus Santa Mônica, com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e debate, além de apresentações culturais. O objetivo é reunir trabalhos que descrevam e analisem a produção gramaticográfica no contexto do espanhol e do português falados na América Latina, não apenas para promover e divulgar o conhecimento sobre a produção desse material e das ideias linguísticas que circularam em seu interior ao longo dos séculos, mas também visando encontrar, direta ou indiretamente, pontos de convergência e divergência na produção de gramáticas feitas por ou para esses povos - acesse aqui o sistema de inscrições.
Esta iniciativa visa, também, consolidar uma rede de debates entre Brasil, América Latina e Europa. Um diálogo que enriquece a discussão sobre a temática escolhida, j´á que será possível identificar pontos onde há convergências e divergências na produção gramaticográfica desses povos. Ademais, o evento deve resultar na publicação de trabalhos na revista Letras & Letras, da UFU, como modo de divulgar parte dos resultados do encontro, além de fomentar parcerias entre diferentes instituições para consolidar a rede de pesquisa em gramaticografia.
“Desse modo, fica explicitada a contribuição do encontro para a internacionalização, garantida não apenas pela vinda de importantes pesquisadores estrangeiros de outros países, como Espanha, Chile e Argentina, mas principalmente pela interlocução e contribuição dos brasileiros e estrangeiros para os estudos apresentados”, destaca o docente do Ileel e organizador do evento, Leandro Silveira de Araújo.
Ainda conforme o professor, este evento é resultado do amadurecimento dos encontros virtuais por conta da pandemia, organizados pelo NormaLi/UFU, por meio do Ciclo de Debates: Língua e Norma(s). "O isolamento social possibilitou a criação de um espaço formativo sobre normas linguísticas e gramaticografia" aponta.
Dois ciclos foram realizados - em 2020 e 2021, respectivamente -, reunindo pesquisadores especialistas no tratamento da norma linguística e da gramaticografia do português e de outras línguas, vindos de universidades de Brasil, Argentina, Espanha e Suíça. As lives podem ser acessadas via YouTube.
A gramaticografia é um campo historiográfico que observa e analisa a atividade descritiva das estruturas gramaticais de uma língua, comumente registradas em uma gramática. Sabe-se que a proposição de textos gramaticais decorre de um movimento glotopolítico, ou seja, ações realizadas pela sociedade para gerenciar a interação linguística.
Esse movimento é amplo na sociedade, intitulado como "estandardização", e se caracteriza por um processo de planificação linguística que inclui a preparação de ortografia, gramáticas e dicionários, dentre outros. É nesta questão que se centra o I Encontro de Gramaticografia Ibero-Americana.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: gramaticografia ILEEL encontro linguística América Latina