Pular para o conteúdo principal
Arte

MUnA abre novas exposições de fotografia e arte contemporânea

'Emergências' e 'A Fotografia Bruta' ficam em cartaz até 4 de maio, com entrada franca

Por: Cristiano Alvarenga | José Arthur Denezine | Fotos: Tatiana Fernandes e Laura Clemente
Publicado em 15/04/2025 às 08:09 - Atualizado em 05/05/2025 às 08:51

Exposições do MUna têm entrada franca e podem ser visitadas até 4 de maio

 

O que acontece quando a arte desafia nossa percepção mais íntima? Como as imagens podem transformar o invisível em algo tangível? O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) convida o público a mergulhar em um universo onde as fronteiras entre o sensível e o intelectual se dissolvem. Com duas mostras inéditas, "Emergências" e "A Fotografia Bruta", o museu pretende provocar reflexões profundas sobre arte, percepção e os limites da compreensão humana, transformando cada visitante em um explorador de universos artísticos até então desconhecidos. Ambas já estão em cartaz e abertas à visitação gratuita até o dia 4 de maio.

A exposição "Emergências", da artista Nikoleta Kerinska - reconhecida curadora internacional especializada em arte contemporânea -, convida o espectador a refletir sobre os caminhos invisíveis que formam a teia da nossa percepção e entendimento. 

 

Exposição 'Emergências está em cartaz no MUnA
Peça da exposição 'Emergências'

 

Como uma experiência sensorial e intelectual, ela questiona o que significa compreender e como isso se articula entre o que é visto, o que é sentido e o que é vivido. Emergências é uma tentativa de dar forma ao indescritível, revelando a delicada e complexa rede de sentidos que nos constitui.

"A Fotografia Bruta" é uma mostra coletiva que reúne obras de estudantes do mestrado em Artes da Universidade Politécnica de Hauts-de-France, sob o projeto pedagógico de Nicolas Devigne. A curadoria é assinada por Nikoleta Kerinska, Mathilde Bourienne e Lucas Vanelstraete, com seleção e preparação das obras por Lucas Vanelstraete e expografia de Mathilde Bourienne.

 

Visitante do MUnA observa obras da exposição 'Fotografia Bruta'
Visitante do MUnA observa obras da exposição 'Fotografia Bruta'

 

A exposição explora o paradoxo entre a espontaneidade da arte bruta e a técnica fotográfica. A arte bruta é caracterizada por criações instintivas e sem regras, onde os artistas expressam universos subjetivos sem preocupação com a aceitação externa. Em contraste, a fotografia digital moderna, frequentemente retocada, se distancia dessa pureza. Estudantes do mestrado em Artes da Universidade Politécnica de Hauts-de-France investigam essa questão, por meio de trabalhos que interferem na imagem fotográfica, desconstroem gestos e subvertem a finalidade da fotografia, questionando a relação entre o observador e a imagem.

O Museu Universitário de Arte está localizado na Praça Cícero Macedo, 309, Fundinho, e funciona de terça a sexta das 9 às 18 horas. Nos finais de semana, está aberto das 13 às 17 horas.

Para mais informações, acesse o site oficial do MUnA ou entre em contato via rede social(link is external).

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: MUnA Exposições MUnA Fotografia arte contemporânea

A11y