Publicado em 19/05/2025 às 10:10 - Atualizado em 31/05/2025 às 08:38
Nos dias 27, 28 e 29 de maio, acontece o 2° Encontro de Mulheres Negras Empreendedoras de Uberlândia (Emunegru), realizado pelo Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. O evento é aberto ao público e conta com discussões, workshops e oficinas, com o intuito de formar diferentes redes de apoio e colocar em diálogo as vivências das mulheres negras.
O Emunegru tem como objetivo empoderar economicamente e promover a igualdade das mulheres negras na sociedade, por meio de diversos meios. Firmar a identidade destas mulheres, compartilhar estratégias do mundo empreendedor, conectar diferentes pessoas dentro do mercado de trabalho e incentivar a inovação e impacto social são outros aspectos a serem trabalhados e debatidos dentro dos três dias do evento.
O empreendedorismo de mulheres negras tem se fortalecido como uma resposta às desigualdades sociais e à exclusão do mercado formal. Diante do racismo estrutural e da falta de oportunidades, muitas encontram nos seus próprios negócios uma forma de autonomia e resistência. Conforme levantamento realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres negras são o grupo mais afetado pela pobreza e pelo subemprego. Apesar dos desafios, esses empreendimentos geram impacto real nas comunidades, promovendo renda, emprego e transformação social.
De acordo com Ivete Almeida, coordenadora do Graça do Aché, o Emunegru é um espaço de visibilidade em múltiplas dimensões: valoriza quem expõe seus produtos, traz à tona temáticas fundamentais para as empreendedoras negras, fortalece o coletivo Mulheres Negras de Sucesso e dá voz aos interesses das consumidoras negras. “O primeiro [Encontro de Mulheres Negras e Empreendedoras de Uberlândia] foi muito transformador e o segundo promete ser também”, vislumbra.
Dia 27 de maio (terça-feira)
Local - Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché
Tema - Empreendedoras e Empreendedores negras e negros com os pés no presente e a Visão no Futuro
28 de maio (quarta-feira)
29 de maio (quinta-feira)
O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché é um equipamento cultural da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que tem por finalidade atuar como promotor de ações que visem ao fortalecimento da cultura negra em Uberlândia e região, além de contribuir com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira. Está localizado no seguinte endereço: Avenida Cesário Crosara, 4187, bairro Presidente Roosevelt.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: 2ª edição Emugru
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS