Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo

UFU promove o 2º Encontro de Mulheres Negras Empreendedoras

Evento acontece entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché 

Publicado em 19/05/2025 às 10:10 - Atualizado em 31/05/2025 às 08:38

 

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, acontece o 2° Encontro de Mulheres Negras  Empreendedoras de Uberlândia (Emunegru), realizado pelo Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. O evento é aberto ao público e conta com discussões, workshops e oficinas, com o intuito de formar diferentes redes de apoio e colocar em diálogo as vivências das mulheres negras.

O Emunegru tem como objetivo empoderar economicamente e promover a igualdade das mulheres negras na sociedade, por meio de diversos meios. Firmar a identidade destas mulheres, compartilhar estratégias do mundo empreendedor, conectar diferentes pessoas dentro do mercado de trabalho e incentivar a inovação e impacto social são outros aspectos a serem trabalhados e debatidos dentro dos três dias do evento.

O empreendedorismo de mulheres negras tem se fortalecido como uma resposta às desigualdades sociais e à exclusão do mercado formal. Diante do racismo estrutural e da falta de oportunidades, muitas encontram nos seus próprios negócios uma forma de autonomia e resistência. Conforme levantamento realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres negras são o grupo mais afetado pela pobreza e pelo subemprego. Apesar dos desafios, esses empreendimentos geram impacto real nas comunidades, promovendo renda, emprego e transformação social.

De acordo com Ivete Almeida, coordenadora do Graça do Aché, o Emunegru é um espaço de visibilidade em múltiplas dimensões: valoriza quem expõe seus produtos, traz à tona temáticas fundamentais para as empreendedoras negras, fortalece o coletivo Mulheres Negras de Sucesso e dá voz aos interesses das consumidoras negras. “O primeiro [Encontro de Mulheres Negras e Empreendedoras de Uberlândia] foi muito transformador e o segundo promete ser também”, vislumbra.

 

Registro da primeira edição do evento, mostrando o grupo numeroso de participantes
Primeira edição do evento reuniu mais de 300 pessoas. (Foto: Lucas Basílio)
 
PROGRAMAÇÃO

Dia 27 de maio (terça-feira)

Local - Centro de Memória da Cultura  Negra Graça do Aché 

Tema - Empreendedoras e Empreendedores negras e negros com os pés no presente e a Visão  no Futuro 

  • 16h30 às 18h30 - Loriene e Líbia  - Oficina de Melhoria nas Vendas e a História da Mulher  e do Dinheiro 
  • 19h - Cleicia Regina, Nayara e Alessandra Fabiany -  Roda de conversa mediada por Cleicia Regina -  Finanças e Futuro

28 de maio  (quarta-feira)

  • 16h30 às  18h30 - Fernanda e Tassiane Batista - Oficina sobre Postura empresarial,  profissional  e dress code
  • 19h -  Ivete Almeida - A educação superior preparando jovens negros e negras para o futuro 
  • Experiência de intercâmbio de alunos da UFU  em Moçambique 

29 de maio (quinta-feira)

  • 16h30 às 18h30 - oficina sobre autoconhecimento e autoestima da mulher negra, com Eli Moreira e Márcia Bernadete;
  • 19h - palestra comemorativa de 1 ano do Projeto Black Book; lançamento do livro Seu coração é meu lar, de Maria Joana e roda de conversa “O escritor uberlandense hoje e no futuro”.

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché é um equipamento cultural da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que tem por finalidade atuar como promotor de ações que visem ao fortalecimento da cultura negra em Uberlândia e região, além de contribuir com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira. ​Está localizado no seguinte endereço: Avenida Cesário Crosara, 4187, bairro Presidente Roosevelt.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: 2ª edição Emugru

A11y