Publicado em 12/06/2025 às 12:53 - Atualizado em 09/07/2025 às 16:50
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou a Chamada Compete Minas, uma iniciativa voltada a apoiar projetos de desenvolvimento tecnológico e de inovação. O edital, que visa fortalecer a colaboração entre empresas (ou cooperativas) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação de Minas Gerais (ICTs-MG), como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), disponibiliza recursos de subvenção econômica, ou seja, não reembolsáveis.
O edital é dividido em duas linhas de fomento: Linha I – Tríplice Hélice e Linha II – Empresarial. A Linha I é o grande destaque para a comunidade acadêmica. Ela exige parceria obrigatória entre empresas (ou cooperativas) e ICTs-MG. Neste modelo, a universidade atua diretamente no desenvolvimento técnico-científico do projeto, consolidando a lógica da tríplice hélice: empresa, universidade e governo.
Entre os diferenciais dessa linha estão a integração efetiva entre pesquisa aplicada, setor produtivo e políticas públicas de inovação, o estímulo à criação de startups, spin-offs e deep techs com base em pesquisa acadêmica, e o potencial para transformação econômica por meio da inovação colaborativa.
Docentes e pesquisadores da UFU interessados devem submeter propostas até 9 de julho. Para mais informações sobre o edital e como participar, acesse o site da Fapemig.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia.
Palavras-chave: inovação edital Fapemig Compete Minas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS