Publicado em 02/06/2025 às 11:21 - Atualizado em 06/06/2025 às 13:59
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi uma das 20 instituições brasileiras selecionadas para compor a Rede de Universidades do Brics (Brics Network University – Brics-NU). A reunião que definiu a entrada de mais instituições foi presidida pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) no dia 12 de maio e designou a atuação da universidade na área de Água e Poluição, tema que se destaca internacionalmente.
A iniciativa busca ampliar a cooperação acadêmica, científica e cultural através da promoção de pesquisas conjuntas, mobilidade acadêmica e inovação entre Instituições de Ensino Superior dos países membros do bloco. Atualmente, o grupo reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além dos novos membros: Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã.
No Brasil, o programa é organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e estuda 11 áreas temáticas, entre elas: energia, ciência da computação, ecologia e mudanças climáticas, economia, matemática, ciências da saúde, entre outras.
A proposta da UFU foi elaborada por uma comissão coordenada pelos professores do Instituto de Química (IQUFU), Antonio Otavio de Toledo Patrocinio e Daniel Pasquini, com auxílio da professora do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU), Cristiane Carvalho de Paula Brito. O projeto também contou com o suporte da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp).
Segundo a diretora de Pós-Graduação da UFU, Yara Cristina de Paiva Maia, a participação é um marco importante para a internacionalização institucional: “Os benefícios vão desde a ampliação da internacionalização da pós-graduação, até o fortalecimento dos programas por meio da troca de experiências, coorientações, publicações conjuntas e desenvolvimento de soluções aplicadas aos desafios socioambientais enfrentados pelos países do Brics”.
A adesão também prevê a ampliação das possibilidades de intercâmbio acadêmico e científico, com mobilidade de discentes e docentes, participação em projetos colaborativos, acesso a bolsas e auxílios internacionais, e a inserção em redes multilaterais de inovação tecnológica. “Espera-se que essa integração seja também um catalisador para a captação de novos investimentos e projetos estratégicos”, acrescenta a diretora.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Thiago Gonçalves Paluma Rocha, “a proposta elaborada pela Propp é um passo importante no aprofundamento da internacionalização com outros países do sul global”.
Com o acréscimo das universidades, o Brasil agora conta com 20 instituições participantes. A entrada da UFU em meio ao grupo reforça a qualidade e relevância da universidade.
Para mais informações acesse o site da Capes sobre a Rede de Universidades do Brics.
Palavras-chave: BRICS Propp DRII Capes
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS