Pular para o conteúdo principal
Saúde do idoso

UFU realiza palestra sobre saúde mental no envelhecimento

Evento de junho do Ciclo de Palestras do Siapss destaca desafios e possibilidades do envelhecer na contemporaneidade

Publicado em 16/06/2025 às 10:36 - Atualizado em 26/06/2025 às 17:44

Arte: Cristiano Sobrinho

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) segue com a programação do Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental: promovendo diálogos para promover saúde e, no mês de junho, o foco é o envelhecimento. A palestra, intitulada “A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer: considerações sobre o envelhecimento na contemporaneidade”, será ministrada pela psicóloga Emyli de Sousa Soares, no dia 26 de junho, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) no YouTube.

A ação é promovida pelo Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs/UFU), e tem como objetivo oferecer, ao longo do ano, espaços de reflexão, escuta e informação sobre temas fundamentais para a saúde mental dos servidores da UFU.

 

Envelhecer com saúde

“O envelhecimento é uma condição que traz inúmeros desafios para a saúde mental, no entanto, envelhecer não precisa ter uma conotação negativa e nem significar prejuízos na saúde mental, por isso almejamos propor uma reflexão sobre o envelhecimento que possa contribuir com a promoção à saúde mental de quem vivencia esta condição para que, de alguma maneira, as pessoas possam compreender que o envelhecimento pode ser vivenciado com autonomia, dignidade e bem-estar”, explica o psicólogo e um dos organizadores da atividade, Lucas de Pádua. 

Nesse sentido, a palestrante convidada, Emyli de Sousa Soares, psicóloga e pesquisadora na área do envelhecimento, trará uma abordagem contemporânea sobre o tema, articulando aspectos sociais, subjetivos e culturais da velhice. “Infelizmente nossa sociedade nutre muitos preconceitos com as pessoas idosas, culminando em atitudes discriminatórias e violentas contra esta parcela da população que vem aumentando nas últimas décadas. Em um contexto em que a juventude é mais valorizada do qualquer outra fase da vida, é necessário que tenhamos espaços de reflexão sobre o envelhecimento buscando desmistificar tabus e promover conscientização sobre o envelhecimento”, adianta Lucas de Pádua.

 

Dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa

O tema do mês de junho ganha ainda mais relevância por conta do Dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 15 de junho. A data chama atenção para os múltiplos tipos de violência — simbólica, física, institucional — que ainda afetam significativamente essa população, muitas vezes invisibilizada.

Voltada para toda a comunidade universitária — incluindo docentes, técnicos administrativos, discentes e trabalhadores terceirizados — e também para a comunidade externa, a palestra será aberta ao público e emitirá certificado de participação. Se você se interessou, não deixe de participar!




Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs)

Conteúdo relacionado

A11y