Publicado em 23/06/2025 às 14:38 - Atualizado em 04/07/2025 às 15:33
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), realizou uma reunião com a União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udualc), na manhã desta segunda-feira, 23 de junho. O secretário-geral da Udualc, Roberto Escalante Semerena, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), apresentou e ouviu propostas da UFU, representada pelo reitor, Carlos Henrique de Carvalho, e pela diretora da DRII, Valeska Virgínia Soares Souza.
A reunião começou com presentes da UFU para Escalante: uma embalagem de Café Porandu, desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Da Semente à Xícara”, do Campus Patos de Minas, e doces típicos do estado de Minas Gerais. Bem-humorado, Escalante agradeceu à UFU pelos presentes e relatou que “não pode começar o dia sem uma xícara de café”.
Em primeiro momento, Escalante apontou as funções da Udualc, que incluem a defesa da autonomia universitária, com liberdade acadêmica, pesquisa, gestão institucional, relevância social, transparência e responsabilidade; e também a integração das universidades latino-americanas e caribenhas, com prioridade de promoção, afirmação e melhora da relação entre universidades da região. Carvalho destacou que a UFU fornece tudo a respeito da autonomia universitária, mas enfatizou a falta de verba que as universidades brasileiras enfrentam.
Outras questões foram levantadas também, como um esforço para a preservação da Amazônia e do Cerrado, apontada por Carvalho. O reitor da UFU também destacou que existe um grupo de 24 universidades atuando, e o secretário da Udualc apresentou interesse em participar desta discussão. Por fim, Escalante fez um convite a Carvalho para a participação na Assembleia Geral da Udualc, que será realizada em novembro deste ano, em Quito, capital do Equador. O reitor da UFU ocupa o cargo de vice-presidente da Região do Brasil, uma das seis regiões definidas pelo Udualc, ao lado do reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“A Universidade Federal de Uberlândia é muito estratégica e importante para a Udualc. Estamos muito contentes que o professor Carlos Henrique é o vice-presidente regional da União, ao lado do reitor da Unicamp”, destacou Escalante. Ele também frisou que a Udualc trabalha não só na América Latina e no Caribe, mas também busca relações com o “Gran Sur”, anteriormente conhecido como “sul global”.
“Preferimos falar em ‘Gran Sur’ em vez de ‘sul global’. O termo ‘sul global’ foi imposto sobre nós, por isso adotamos o ‘gran sur’, que engloba América Latina, Caribe, África e algumas partes da Ásia. Estamos trabalhando com todos esses continentes, porque é onde está o futuro da humanidade”, finalizou.
A União de Universidades da América Latina e do Caribe foi fundada em 22 de setembro de 1949, na Universidad de San Carlos de Guatemala (USAC), e é a maior e mais antiga rede de instituições de ensino superior da América Latina. No ano seguinte, a organização foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um órgão consultivo e de assessoramento. "A Udualc é uma organização de cooperação, e não uma empresa", frisou Escalante.
Atualmente, a Udualc conta com 236 universidades filiadas em 24 países. Durante a reunião, Escalante destacou que uma das universidades filiadas à Udualc é a Universidade do Sentido, fundada pelo Papa Francisco em 2023. “É uma universidade laica, pública e gratuita, com um reitor argentino, que foi ministro da Educação na Argentina e também reitor da Universidad Nacional de Córdoba”, relatou.
Confira, abaixo, os registros da visita feitos pelo fotógrafo Milton Santos:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: internacionalização DRII Reitoria UDUALC
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS