Pular para o conteúdo principal
Internacionalização

UFU é destaque em sustentabilidade em ranking mundial de universidades

Instituição participou pela segunda vez do 'QS World University Rankings' e marcou presença entre as melhores do país nas ações sociais e ambientais

Publicado em 03/07/2023 às 14:15 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A QS Quacquarelli Symonds lançou, durante a última semana, a 20ª edição do "QS World University Rankings". Referente ao ano de 2024, o certame avaliou e classificou 2.963 instituições de ensino superior distribuídas em 104 países. A qualificação é feita com base na análise de mais de 17,5 milhões de artigos acadêmicos e nas opiniões de mais de 240 mil especialistas, entre professores da academia e empregadores.

O ranking, que leva em consideração diferentes critérios, como a reputação das instituições e de seus funcionários, citações por membro do corpo docente, pesquisa e número de estudantes internacionais, é um importante dispositivo para ajudar estudantes de todo o planeta a identificarem as melhores universidades em cada área de conhecimento.

Estreante na edição de 2023, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) marcou presença na avaliação pelo segundo ano consecutivo e ficou na posição 1.401+ em nível global. Nacionalmente, a instituição ocupa o 31º lugar e, quando observadas apenas as universidades de Minas Gerais, a UFU é a 5ª melhor do estado. Além disso, a instituição do Triângulo Mineiro ficou em 18º entre as universidades federais brasileiras.

 

UFU se destaca em ações sustentáveis e de ensino

Nesta edição, o "QS World University Rankings" passou por alterações e melhorias na sua metodologia e inseriu três novas métricas: sustentabilidade, emprego e rede de pesquisa internacional. Tendo em vista essa mudança, a UFU se destacou na categoria sustentabilidade, que avalia o impacto social e ambiental das universidades enquanto centros de pesquisa e educação.

Visando garantir um futuro mais sustentável, a instituição mineira marcou 30,1 pontos frente a média global de 38,9. A nota garantiu à universidade o 11° lugar dentre as 35 instituições brasileiras analisadas pelo ranking.

Outro ponto de destaque para a Federal de Uberlândia foi a razão entre professores e alunos, que metrifica o comprometimento das universidades com a aprendizagem. Na métrica - que determina que, quanto maior o número de professores, mais engajada a instituição é em relação ao ensino, a UFU obteve média 7 em comparação à média mundial (de 8,8).

 

Métricas

A avaliação do "QS World University Rankings" é feita com base em diferentes métricas, que possuem uma porcentagem na avaliação em relação ao todo. Até a 19ª edição, eram levadas em consideração cinco categorias, que se somaram às três novas criadas para o ranqueamento de 2024. Agora, a classificação é feita de acordo com os seguintes indicadores e porcentagens:

  • Reputação Acadêmica - 30%;
  • Reputação do Empregador - 15%;
  • Proporção de Docentes e Alunos - 10%;
  • Citações por Corpo Docente - 20%;
  • Proporção Internacional de Professores - 5%;
  • Proporção de Estudantes Internacionais - 5%;
  • Rede Internacional de Pesquisa - 5%;
  • Resultados do Emprego - 5%; e
  • Sustentabilidade - 5%.

 

Certificado emitido pelo 'QS World University Rankings'

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: rankings DRII UFU internacionalização QS World University Rankings sustentabilidade

A11y