Publicado em 07/07/2025 às 13:48 - Atualizado em 17/07/2025 às 14:59
Cerca de 10.300 procedimentos, entre 1.100 cirurgias eletivas, 7.900 exames e 1.300 consultas. Os números são do “Dia E”, um mutirão realizado nos 45 hospitais universitários de todo o país, administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Só no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), foram cerca de 400 procedimentos, entre exames e cirurgias. A ação visou dar celeridade às filas do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um atendimento qualificado e humanizado.
“Agradecemos os servidores empenhados nesse mutirão da saúde e toda a equipe da Ebserh. É fundamental que tenhamos uma gestão que viabilize o atendimento da população”, destacou o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Henrique Carvalho. O reitor lembrou da abrangência de atendimento do Hospital de Clínicas, o maior de toda a rede Ebserh: “São 27 municípios, toda essa macrorregião, atendidos com uma estrutura que é 100% SUS”.
Carvalho agradeceu, ainda, a colaboração dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que também participaram do evento. Ambos “tiveram um papel fundamental na conclusão desse espaço, que integra não apenas o sistema de saúde da nossa cidade, mas todo Triângulo Norte”, concluiu.
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, ressaltou a importância de unir esforços em prol da população. “Precisamos melhorar muito as condições de saúde de nossa população e, com esse esforço, que a Universidade está fazendo em realizar exames e cirurgias, quem tem os benefícios é toda a população de Uberlândia e região”, enfatizou o prefeito.
André Luiz de Oliveira, superintendente do Hospital de Clínicas, destacou a dimensão do ‘Dia E’ e o engajamento da equipe. “É um evento de mobilização nacional” e aqui no HC-UFU/Ebserh são “mais de 200 profissionais aqui mobilizados para garantir esse atendimento, 40 procedimentos cirúrgicos e 380 exames”, destacou. Conforme Oliveira, mais dois eventos como esse estão programados para 2025, em setembro e dezembro.
De acordo com o Diretor de Tecnologia da Ebserh, Giliate Cardoso Coelho, só no estado de Minas Gerais foram cerca de 884 procedimentos, entre 136 cirurgias eletivas, 596 exames e 152 consultas, “Minas Gerais está contribuindo com quase 1.000 procedimentos nesse nosso mutirão. São pessoas que estão há meses, há anos, às vezes esperando uma cirurgia, um exame e hoje elas vão ter o seu problema resolvido”, lembrou.
Em todo Brasil, o “Projeto Ebserh em Ação 2025”, alinhado ao “Programa Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, contou com a participação de 460 residentes e 1.680 profissionais, totalizando 2.140 pessoas.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Dia E Ebserh em ação Hospital de Clínicas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS