Publicado em 04/07/2025 às 17:17 - Atualizado em 07/07/2025 às 17:32
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza neste sábado (5/7) um mutirão que envolverá cerca de 400 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. É o “Dia E- Mutirão Ebserh em Ação”, vinculado ao Programa “Agora tem especialistas”, do Ministério da Saúde.
Serão aproximadamente 180 profissionais, de diversas especialidades, atuando no mutirão. A proposta é dar mais celeridade às filas do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento humanizado.
O superintendente do Hospital de Clínicas, André Luiz de Oliveira, em entrevista, falou sobre as ações deste sábado, ao Portal Comunica.
O que é o “Dia E”?
O “Dia E” é um dia nacional de mobilização da rede Ebserh. São 45 hospitais universitários das instituições de ensino em todo o país, em parceria com o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Saúde para uma mobilização que visa dar maior celeridade e, também, velocidade às filas e demandas que temos para exames e procedimentos cirúrgicos eletivos. Essa mobilização, o Dia E, chama-se “Ebserh em Ação”, com todos esses 45 hospitais espalhados em 25 estados do Brasil. Nós temos a perspectiva de realizar milhares de procedimentos cirúrgicos, exames de imagem e exames propedêuticos Em Uberlândia estamos agendando cerca de 40 procedimentos cirúrgicos ao longo do dia e 385 exames.
Quais são os exames?
Tomografia, ressonância magnética, ultrassom simples e também ultrassom para biópsia aspirativa, espirometria, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma e ecocardiograma. Nós estamos mobilizando cerca de 300 pacientes. Mas como alguns pacientes vão fazer dois exames ao mesmo tempo, serão realizados 385 exames. E teremos cirurgias oncológicas (principalmente tumores de pele), cirurgia plástica, pediátrica, urologia (cistoscopias) e cirurgia vascular preparando pacientes para futuras necessidades de hemodiálise e implantes de permicate para cirurgia vascular em alguns pacientes. Então, a variedade e a quantidade é o que chama a atenção.
Com relação ao número de profissionais envolvidos?
180 pessoas ao total, mas diretamente estimamos em torno de 140 profissionais. A perspectiva é que até o final do ano nós tenhamos mais dois momentos como estes, em setembro e outro em dezembro.
Com relação aos pacientes que serão atendidos, todos eles estão vindo por meio de regulação?
Sim. Não é um evento que é por demanda espontânea. Inclusive, para atendermos as demandas que nós temos de pactuação com o município de Uberlândia e demais da nossa região, da macrorregião Triângulo Norte, nós fizemos uma proposta, às secretarias de saúde que pudéssemos compartilhar. Então, quando a gente foi para as nossas equipes e definimos qual era o nosso potencial, quem poderia vir nesse dia extra, nós conseguimos propor, esse dimensionamento e essa variedade de procedimentos e de exames. Então, diante dessa perspectiva, nós fomos liberando e pactuando com o município, com a regulação municipal e com a regulação, dos demais municípios da região, esse agendamento. Então, são pacientes já agendados, a gente torce para que todos compareçam. São 43 procedimentos cirúrgicos e 385 exames.
Esses procedimentos selecionados, eram os que estavam mais congestionado na rede?
Quando a gente fala em Sistema Único de Saúde, garantindo o atendimento 24 horas, 7 dias por semana, a pelo menos 77%, da população brasileira, a gente percebe que algumas situações, principalmente após a pandemia, geraram algumas demandas, reprimidas tanto em procedimentos cirúrgicos, quanto em exames. Então, há hoje toda uma proposta do Ministério da Saúde, em colaboração com o Ministério da Educação, junto com a Ebserh, da gente poder ajudar e colaborar, não só com o “Programa Mais Especialistas”, mas também que a gente consiga dar maior resolutividade a essas demandas reprimidas, a essas filas cirúrgicas e filas de exames. Então, nós fomos atrás das especialidades com maior demanda nessas filas. Então, houve todo um trabalho, em tempo recorde da nossa equipe técnica, que eu agradeço e valorizo muito e preparamos isso em duas semanas. A gente torce para que agora, em setembro, a gente consiga fazer até mais.
Eu gostaria que o senhor fizesse um chamamento a esses pacientes que estão convocados para virem amanhã e voltar a destacar que isso não é uma demanda espontânea.
É, a gente agradece a oportunidade, estamos contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, e com os hospitais da rede Ebserh, em todo o país. É um dia dessa grande mobilização nacional, em que a gente quer realmente dar maior resolutividade a essas filas, tanto cirúrgicas, quanto de exames, e a gente torce muito para que as pessoas que já foram contactadas, que já foram acionadas, que estavam nas filas, que elas possam realmente comparecer aqui, na data do dia 5, e que elas possam ter realmente seus exames sendo realizados, e seus procedimentos sendo executados, ao longo do dia, executar toda essa maratona que nós vamos enfrentar no dia de amanhã.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU
Palavras-chave: Dia E Hospital de Clínicas de Uberlândia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS