Pular para o conteúdo principal
Jubileu

Medicina prepara comemoração de seus 50 anos

Evento em abril reunirá milhares de médicos formados pela UFU

Publicado em 07/02/2017 às 11:34 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Entrevista dos Diretores da Fundação Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia à TV Triângulo, canal 8, em 1967 (Foto: Arquivo da Famed)

No dia 7 de fevereiro de 1967, a antiga TV Triângulo (atual TV Integração) noticiou: Uberlândia terá um curso de Medicina. A ideia tinha surgido no ano anterior, em conversas entre os médicos José Bonifácio Ribeiro, José Olímpio de Freitas Azevedo e Ismael Ferreira de Rezende, e apresentada à Sociedade Médica de Uberlândia em junho de 1966.

Com o apoio da comunidade, começaram os trabalhos para construir o que hoje compreende a Faculdade de Medicina (Famed) e o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) - ou, para o uberlandense nato, “a Medicina”.

Para celebrar o jubileu de ouro, a Famed está preparando dois dias de eventos no mês de abril que reunirão as 77 turmas que se formaram na unidade. São mais de 4 mil médicos com diploma da UFU convidados para as comemorações.

Estão previstos, para a sexta-feira (21/04), uma cerimônia de homenagens à tarde e um baile de gala à noite. No sábado (22/04), haverá atividades artístico-culturais e esportivas. Outras informações sobre a programação serão divulgadas nos próximos meses pelo Comunica UFU e no site do evento.

Histórico

Após os médicos José Bonifácio Ribeiro, José Olímpio de Freitas Azevedo e Ismael Ferreira de Rezende apresentarem à Sociedade Médica de Uberlândia, presidida na época pelo médico Simão Carvalho Luz, a ideia de criar uma faculdade de medicina em Uberlândia, foi eleita uma comissão coordenadora dos estudos para essa criação.

Em 21 de julho de 1966, constituiu-se, em assembleia geral, a Fundação Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (Femeciu). O primeiro diretor da fundação foi Domingos Pimentel de Ulhôa, um dos fundadores.

“Tivemos um grande envolvimento da sociedade uberlandense da época”, recorda o atual diretor da Famed, professor Ben Hur Braga Taliberti. Houve quem doasse terrenos e quem ofertasse o próprio trabalho como marceneiro. Até a planta foi doada pelo arquiteto Ivan Cupertino Rodrigues.

Era quase ano-novo quando as obras começaram: 30 de dezembro de 1966. Um ano após o anúncio na TV, no dia 8 de fevereiro de 1968, o Conselho Federal de Educação autorizou o funcionamento da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (Emeciu). Em 19 de março de 1968, a escola foi inaugurada. Um mês depois ocorreu o primeiro vestibular, com 100 vagas abertas, e, em 1973, formaram-se 95 médicos da primeira turma.

O hospital-escola foi fundado em 26 de agosto de 1970. A integração da Emeciu à antiga Universidade de Uberlândia (UnU) aconteceu em 1976 e, dois anos depois, houve a federalização da UnU, que se tornou a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Palavras-chave: Medicina Hospital de Clínicas de Uberlândia

A11y