Publicado em 22/08/2025 às 12:29 - Atualizado em 26/08/2025 às 09:01
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) reforçou sua posição de destaque nacional na área de tecnologia assistiva ao receber, nesta sexta-feira (22/8), a visita da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, e da coordenadora-geral de Articulação Institucional e Participação Social, Isadora Rodrigues.. A agenda, focada em inovação e impacto social, evidenciou a relevância do Centro Brasileiro de Referência em Inovação Tecnológica Assistiva (CINTESP.Br), reconhecido como o principal centro de referência em tecnologia assistiva do país.
A secretária foi recebida pela equipe do CINTESP.Br e teve a oportunidade de conhecer de perto as soluções tecnológicas que estão transformando a vida de pessoas com deficiência. Entre as inovações apresentadas, destacaram-se equipamentos utilizados por atletas paralímpicos em competições internacionais, cursos de formação em acessibilidade e os avançados laboratórios de avaliação biomecânica.
A visita da secretária se alinha diretamente com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência — "Novo Viver sem Limite", uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Com um investimento previsto de R$ 6,5 bilhões e 95 ações interministeriais, o plano tem como meta ampliar direitos, combater o capacitismo e promover a acessibilidade em todo o país.
O encontro representou uma importante aproximação entre as estratégias federais e a pesquisa aplicada da UFU, abrindo caminho para novas cooperações e aprimorando a capacidade de o centro atender às demandas da sociedade.
Durante o encontro, a secretária Anna Paula Feminella não apenas reconheceu a excelência técnica do CINTESP.Br, mas também destacou a importância estratégica das tecnologias desenvolvidas. Segundo ela, ‘as tecnologias assistivas vão abrir espaço não só para quem tem deficiência, mas para ampliar a acessibilidade e gerar desenvolvimento econômico’. Essa visão ganha ainda mais relevância diante do aumento da expectativa de vida da população, que demanda soluções inovadoras capazes de garantir autonomia, qualidade de vida e inserção produtiva em diferentes fases da vida.
O encontro também aprofundou o debate sobre a necessidade de uma mudança de paradigma. A secretária ressaltou: “É importante deslocar essa ideia do ponto de vista biomédico. A tragédia não é a gente ter deficiência, é o preconceito.”
O coordenador geral, Cleudmar Amaral de Araújo, destacou o compromisso social do CINTESP.Br. "Somos o principal centro de referência em tecnologia assistiva do Brasil e, mais importante, entregamos resultados. Nossas inovações estão chegando às pessoas."
O centro, criado em 2012 e vinculado à UFU, é uma rede de pesquisa com mais de 60 profissionais dedicados a diferentes áreas. Sua atuação nos últimos anos consolidou uma série de entregas, com destaque para:
A visita demonstrou como a pesquisa e o desenvolvimento do CINTESP.Br/UFU contribuem diretamente para as metas do governo federal, desde a formação de profissionais até a transferência tecnológica e a avaliação de impacto social.
Serviço
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: Cintesp.Br
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS