Pular para o conteúdo principal
Meio ambiente

Reitor da UFU participa de lançamento do Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado

Solenidade aconteceu na última quarta-feira, 20 de agosto, em Brasília

Publicado em 22/08/2025 às 20:38 - Atualizado em 28/08/2025 às 18:47

Foto: Secom/UnB

 

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, participou, na última quarta-feira, 20 de agosto, do lançamento do Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado. A solenidade foi no Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB).

“A participação da UFU nesta iniciativa reforça nosso compromisso com a preservação da biodiversidade e com o desenvolvimento sustentável", destaca o reitor. O gestor entende que “o Cerrado é um patrimônio ambiental e cultural fundamental para o Brasil, e a universidade tem o papel de produzir conhecimento científico, formar profissionais e propor soluções que contribuam para sua conservação”. 

Carvalho enfatiza, ainda, a iniciativa conjunta de diversas instituições. “Integrar um esforço coletivo, ao lado de outras universidades e instituições, amplia o alcance das ações e fortalece a ciência em rede. Para a UFU, é essencial estar presente em iniciativas como essa, que unem pesquisa, responsabilidade social e compromisso com as futuras gerações”, ressalta.

O comitê reúne 24 instituições de ensino superior, entre universidades federais, estaduais, comunitárias e institutos federais, que se articulam em torno da criação de um centro federal de excelência dedicado ao bioma Cerrado, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa busca integrar ciência, inovação e saberes tradicionais para promover o uso sustentável e a conservação da biodiversidade.

Durante o evento, também foi lançada uma carta de compromisso das instituições signatárias, que alerta para a urgência de políticas voltadas ao Cerrado — considerado o “berço das águas” do Brasil e atualmente o bioma que mais sofre com o avanço do desmatamento. O documento reafirma o compromisso das universidades e institutos com a conservação ambiental, a mitigação das mudanças climáticas, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.

 

Imagem com o texto da carta

 

*Matéria produzida com informações da notícia “Universidades criam Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado”, publicada no Portal Andifes.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

 

A11y