Pular para o conteúdo principal
PREVENÇÃO E ACOLHIMENTO

Proposta de Política de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na UFU é entregue à gestão superior

Se aprovada pelo Conselho Universitário, a medida norteará as ações de prevenção e combate na instituição

Publicado em 10/09/2025 às 15:09 - Atualizado em 17/09/2025 às 16:23

Entrega simbólica aconteceu na Sala dos Conselhos, no Campus Santa Mônica da UFU (Foto: Milton Santos)

Uma comissão formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entregou à gestão superior uma proposta de Política de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na UFU. A medida responde ao Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública Federal, instituído pelo Decreto nº 12.122/2024. O relatório foi entregue na manhã desta quarta-feira (10) e será analisado pelo Conselho Universitário (Consun).

A comissão foi instituída em janeiro de 2025, com o objetivo de criar um plano setorial para alinhar a UFU às portarias MGI nº 6.719/2024 e MGI/CGU nº 79/2024. Em vez de apenas um plano, a comissão de 28 membros, em sua maioria mulheres, optou por construir uma política mais abrangente, focada na vítima e com ênfase na prevenção e no acolhimento.

"O grupo foi constituído fundamentalmente por mulheres e é uma política essencial para enfrentarmos qualquer tipo de assédio e discriminação. A vítima é a protagonista nessa proposta e isso é muito importante, assim como a reparação e o acolhimento", destacou Guimes Rodrigues, diretor de Educação e Promoção da Ações Afirmativas da UFU e presidente da comissão.

Comissão reunida com a gestão superior
Comissão se reuniu durante sete meses para construção da política (Foto: Milton Santos)

Já Neiva Flávia de Oliveira, diretora do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos de Segurança e Acolhimento (Cieps/UFU) e consultora da comissão, ressaltou o cuidado na elaboração do documento: "Consultamos não apenas a América Latina, mas países europeus que já tinham políticas. A gente ouviu muito das pessoas. Não é a entrega de um relatório, é a entrega de um olhar, é a entrega de um grupo que acreditou e que acredita que vai dar certo".

A proposta foi entregue ao reitor, Carlos Henrique de Carvalho; à vice-reitora, Catarina Machado Azeredo; à chefe de gabinete, Christiane Pitanga; e ao pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sebastião Elias da Silveira. Se aprovada, a política passará a constituir o conjunto normativo que orienta o fluxo de prevenção, denúncia, acolhimento e resolução de ações de assédio e discriminação na UFU.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Política de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação política assédio discriminação Gestão Superior

A11y