Publicado em 18/09/2025 às 15:26 - Atualizado em 18/09/2025 às 15:29
Neste mês, a campanha Setembro Dourado, realizada em todo o Brasil, promove a conscientização sobre o câncer infantojuvenil e busca alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce para garantir o sucesso no tratamento e a melhora na qualidade de vida de crianças e adolescentes acometidos pela doença. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é referência para pacientes de Uberlândia e de outras 26 cidades do Triângulo Norte.
O câncer infantojuvenil é uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes no país. De acordo com a oncologista pediátrica Anna Beatriz Amaral, do HC-UFU, a detecção precoce é fundamental para o tratamento bem-sucedido. “O câncer é a principal causa de morte por doença na população de zero a 19 anos, ou seja, ainda tem alta mortalidade no Brasil. Como não há prevenção primária, o diagnóstico precoce é a principal ferramenta para que consigamos aumentar as chances de cura com menos sequelas. Esta campanha vem para que mais pessoas conheçam os sinais e sintomas possíveis de câncer infantojuvenil e possam fazer o seguimento médico adequado”, explica.
Os sinais são inespecíficos, mas quando há febre prolongada, perda de peso inexplicável, dores constantes, fadiga excessiva, hematomas e manchas roxas no corpo ou inchaços e massas no corpo, deve-se procurar atendimento. O oncologista pediátrico Augusto da Silva, também do HC-UFU, reforça a importância das consultas médicas regulares para o rastreamento de doenças. “Durante os primeiros anos de vida, é essencial que as crianças façam consultas frequentes e que exames adicionais sejam realizados, além dos testes feitos na maternidade.”, explica.
Além de oferecer atendimento especializado, o HC-UFU é destaque pela abordagem humanizada e pelo trabalho multidisciplinar com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, trabalhando de forma integrada para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes.
Sobre a Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Setembro Dourado
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS