Pular para o conteúdo principal
UFU Pela Cidade

UFU leva projetos de extensão ao bairro Pequis no 'UFU pela Cidade'

Universidade esteve presente na 4° edição do 'Prefeitura Presente', realizada na Escola Municipal Professor Nelson Bonilha

Publicado em 22/09/2025 às 14:17 - Atualizado em 09/10/2025 às 10:24

Fotos: Milton Santos

 

No último sábado, 20 de setembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) marcou presença no projeto "Prefeitura Presente", com a terceira participação do “UFU pela Cidade”. A ação, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), ocorreu na Escola Municipal Professor Nelson Bonilha, no bairro Pequis, em Uberlândia, e reuniu projetos de extensão de diferentes áreas do conhecimento.

Entre os projetos que marcaram presença nesta edição estavam:

  • O Preço da Euforia: O perigo dos Jogos de Apostas. Oficinas de jogos  que ajudam a esclarecer sobre os riscos desse tipo de prática;
  • PET Engenharia Química: Ciência em Evidência; 
  • Diário de Ideias: Projeto que incentiva à aprendizagem criativa, leitura e escrita;
  • Reiki: prática integrativa para harmonização de questões psicossomáticas;
  • Auriculoterapia: técnica terapêutica voltada ao equilíbrio emocional e físico.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Florisvaldo Ribeiro, a proposta busca aproximar a universidade da comunidade e apresentar os projetos da UFU aos moradores do bairro. “É uma oportunidade da gente realizar uma ação institucionalista fundamental com a comunidade do Pequis e das mediações. Para apresentar as atividades, as produções que a UFU tem, mas também mostrar que a universidade é um espaço acessível a todos, de qualquer idade. Temos atividade no campo da cultura, da extensão, e esse é um projeto fundamental em que a Proexc está investindo bastante energia”, afirmou.

Entre as vivências ofertadas, estava o Reiki, a prática que atua como terapia complementar e já é reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) despertou o interesse dos moradores. Para Cíntia Neucele Alves, representante do projeto “O Reiki produz relaxamento, redução do estresse e da ansiedade”, explicou.

Quem experimentou aprovou. Aline Campos Sousa, moradora da região, relatou os efeitos: “Relaxante. Meu corpo pareceu que ficou mais leve. Saí mais descansada hoje. A dona de casa Silvânia Gabriele Pires Medeiros que participou da oficina de pintura facial falou sobre a experiência:  “Eu gostei da experiência, porque a gente não deve deixar a criança dentro de nós morrer. Achei interessante o tema do desenho, que nos traz esperança.  Acredito que, através de Deus em nossa vida, a gente pode ter fé de um mundo melhor, com mais amor e empatia entre as pessoas.”

A edição também reforçou o compromisso da UFU em integrar a produção acadêmica com a população, ampliando o acesso ao conhecimento e apresentando os projetos desenvolvidos na UFU à comunidade.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: UFU pela Cidade extensão; cultura; Proexc; UFU Prefeitura de Uberlândia Comunidade externa

A11y