Publicado em 23/10/2025 às 15:33 - Atualizado em 28/10/2025 às 15:10
O Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (Inbio/UFU) iniciou ontem (22/10) o II BioFórum Acadêmico. O objetivo do evento é discutir a sustentabilidade, biodiversidade, mercado de trabalho e valorização do ensino entre discentes e docentes da área da Ciências Biológicas. A programação vai até sábado (25/10) e conta com diversas atividades no Campus Umuarama.
O BioFórum é uma continuação da antiga Semana Científica de Estudos Biológicos (SCEB) que foi finalizada devido à pandemia. Desde 2024, o evento científico retornou ao calendário acadêmico com novo nome. A organização continuou a ser feita pelo Inbio, além da coordenação dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) e pelo Diretório Acadêmico Charles Darwin.
Neste ano, serão realizadas cinco palestras, três fóruns e cinco oficinas ao longo dos quatro dias. Além disso, também haverá atividades artísticas e culturais como almoços, cinema (CineBio) e o BioPub, este último que se inspira no modelo já conhecido do Pint of Science. A diversificação na abordagem de temas visa ultrapassar as fronteiras do debate pedagógico através de questões científicas, sociais e culturais.
Na abertura, o BioFórum contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Thiago Gonçalves Paluma, do vice-presidente do Conselho Federal de Biologia, José Roberto Feitosa Silva, do representante do Conselho Regional de Biologia, Leandro Lima, da representante da diretoria do Inbio, Ariádine Cristine de Almeida, da coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas, Fernanda Helena Nogueira Ferreira, da coordenadora do BioFórum, Solange Cristina Augusto, da presidente do Diretório Acadêmico, Clhaudia Aparecida da Silva Blanco, e da coordenadora do Projeto Juventude em Foco e de Captação de Recursos do ABC do Glória, Carolina Michelle Silva e Souza.
Além da participação na abertura, o Conselho Regional de Biologia - Região 04 (CRBio4), disponibilizará o Projeto Biologia na Estrada. Essa é uma iniciativa para aproximar o conselho com toda a sociedade, em especial estudantes e profissionais das Ciências Biológicas. Esse propósito é buscado por meio da apresentação da rotina profissional e das possibilidades de atuação dos biólogos aos estudantes do ensino fundamental e médio.
Além dos estudantes da UFU, alunos do ensino básico também foram chamados para visitar e conhecer o projeto. As escolas participantes são: Escola Estadual Messias Pedreiro, Escola Estadual Prof. Ederlindo Lannes Bernardes e Escola Estadual Frei Egídio Parisi e Colégio Épico.
Para mais informações acesse o Instagram do evento.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS