Pular para o conteúdo principal
Prêmio literário

Obra “Patrimônio”, da Editora da UFU, conquista o prêmio Quilombo Literário

Premiação celebra a cultura negra de Uberlândia e busca dar destaque a autores negros e suas obras

Publicado em 28/11/2025 às 13:34 - Atualizado em 28/11/2025 às 14:05

Heber Coimbra

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) foi premiada no 1º Prêmio Quilombo Literário, organizado pelo coletivo Black Book, que celebra a existência e resistência de autores negros uberlandenses. O evento ocorreu na última quinta-feira, 27/11, e premiou 13 autores, entre eles Luiz Rogério Rodrigues, autor do livro “Patrimônio: Histórias de um bairro em quadrinhos”.  

O coletivo que deu início a premiação, o Black Book, é um clube de leitura criado por quatro mulheres negras: Cleicia Regina, Eliane Moreira, Fernanda Batista Viana e Márcia Bernadete. A iniciativa propõe a leitura de obras de autores negros, rodas de conversa, lançamentos de livros e divulgação dos trabalhos realizados pela comunidade.   

O prêmio está em sua primeira edição, mas, segundo a psicanalista integrativa e uma das organizadoras da premiação, Fernanda Batista Viana, há o interesse em dar continuidade. “Com certeza teremos esse prêmio anualmente!”.

Resistência por meio da Literatura 

A obra “Patrimônio: histórias de um bairro em quadrinhos”, de Luiz Rogério Rodrigues, narra a formação da cidade de Uberlândia, em específico sobre um dos bairros mais antigos, o Patrimônio. Por meio de cinco histórias em quadrinhos embasadas por dados históricos, o livro propõe um retorno ao passado em meio aos primeiros povoamentos na região, o início das atividades industriais no bairro e as festividades tradicionais que formaram a cultura da cidade. 

Além das histórias envolventes de um tempo antigo, o livro também traz personagens que deram sentido à trama e a vida real, que contam e recontam casos vividos e mergulham no passado para trazer significado ao presente e futuro. Assim, expõe uma memória que ainda tenta resistir, apesar das diversas formas de apagamento. 

A continuação do trabalho realizado na primeira edição da obra já está sendo desenvolvida. O segundo volume traz visões mais críticas sobre o processo de gentrificação, apagamento cultural e o conflito entre os povos indígenas e os bandeirantes, um grupo de homens responsáveis pelo desbravamento das terras interioranas no Brasil, tendo como algumas de suas ações a captura de escravizados fugitivos e a escravização de populações indígenas.

Visibilidade e promoção da igualdade

 

premiação Quilombo Literário
O evento foi realizado na Biblioteca Municipal de Uberlândia em conjunto com o Sarau de Vozes Negras. Créditos: @mulheresnegradesucessoudi

A premiação Quilombo Literário, além de reconhecer e dar destaque ao longo e difícil trabalho realizado no campo da literatura, que sofre com baixo subsídio e redução de interesse público, também serve como oportunidade para promover a igualdade. Segundo Luiz Rogério, autor da obra:

“Ele [o prêmio] oxigena os nossos corações, os nossos sentimentos de dever cumprido e de que estamos num rumo certo e que precisamos realmente, cada dia mais, dar voz a essas vozes silenciadas, a essas personalidades invisibilizadas pelo Estado e pelo Poder Econômico que vem nos afligindo ao longo de tantos anos.”

As obras destacadas pelo prêmio colocam em foco a relação entre arte, história, antropologia e filosofia com um olhar crítico sobre a sociedade e suas dores. Um caminho para a promoção da equidade, respeito e construção de novos saberes. 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Premiação premio literário Editora da UFU

A11y