Edufu é finalista do 9º Prêmio ABEU

Edufu é finalista pelo segundo ano consecutivo do Prêmio ABEU

Obra expõe o sentido das leis e os fundamentos do Direito

Publicado em 11/10/2023 às 11:38 - Atualizado em 17/10/2023 às 11:55

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) divulgou, nesta terça-feira , 10/10, a lista com as menções honrosas e os finalistas de cada categoria do 9º Prêmio promovido pela entidade.  A tradução do livro “As leis”, de Marco Túlio Cícero, realizada pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), em parceria com a  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi um dos indicados.

Todos os finalistas já estão premiados, no entanto, o primeiro lugar só será conhecido no dia do evento, em 17 de novembro. A premiação será realizada no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo. A Edufu concorre na categoria "Tradução".

No ano passado, a Edufu foi a primeira colocada no prêmio ABEU na categoria tradução com o trabalho “Ensaios sobre língua e linguagem”, do linguista alemão Wilhelm von Humboldt.

Sobre a obra

O livro “As leis”, do filósofo, escritor e político romano Marco Túlio Cícero, e traduzido pelo filólogo Bruno Fregni Bassetto, foi lançado pela Edufu em coedição com a Editora Unicamp. O trabalho integra a Coleção do Estudo Acadêmico, coordenada por Marcos César Seneda, professor do Instituto de Filosofia (IFILO/UFU).

Com o objetivo de introduzir o estudante em problemas conceituais fundamentais para a formação nas humanidades, o livro também serve ao estudo especializado da  literatura, estudos clássicos, ética e filosofia do direito. "O autor deixa um legado de reflexão acerca das leis, a partir da obra fundadora do Direito do ocidente", destaca o professor João Bortolanza, integrante da comissão organizadora da coleção.

O livro "As Leis" está disponível  no site da Edufu.

Palavras-chave: lançamento de livro livro Editora da UFU Editora Editoras Universitárias Prêmio Abeu