Publicação

Edufu publica novo livro da série 'Novas Investigações', da coleção 'História, Pensamento e Educação'

‘A Educação entre a Ética e a Estética' explora o papel crucial dos álbuns ilustrados na formação da sociedade e educação em São Paulo no início do século XX

Publicado em 07/12/2023 às 14:18 - Atualizado em 15/12/2023 às 18:25

Imagem: Divulgação

Os álbuns ilustrados, que encantaram um público no Brasil e no mundo no início do século XX, agora ocupam o centro das atenções com o lançamento do livro "A Educação entre a Ética e a Estética: Os Álbuns Ilustrados Paulistas (1915-1929)", publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu).

Esses álbuns transcendem a mera coleção de fotos, sendo verdadeiras obras que mesclam fotografia, estatística, poesia, dados estatísticos, propaganda, história e comentários sociais. Em São Paulo, esses tesouros visuais desempenharam um papel crucial como veículo de expressão para as elites e classes médias, oferecendo um vislumbre singular da sociedade da época.

"A Educação entre a Ética e a Estética" proporciona uma sensação de descoberta de um tesouro documental que, há muito tempo, passou despercebido. O livro eleva esses álbuns, frequentemente citados como fontes secundárias, ao status de protagonistas na pesquisa histórica.

A autora, Raquel Discini, mergulha na materialidade desses álbuns e explora o gênero discursivo que eles representam. Ao abrir as páginas deste trabalho meticuloso, os leitores são transportados para um microcosmo de relações sociais, práticas e narrativas, oferecendo uma compreensão profunda da evolução da educação em São Paulo.

"Os álbuns nos contam sobre a história política, econômica, ambiental, social e sobre a história da educação. Ao investigar tanto a materialidade quanto o gênero discursivo desses álbuns ilustrados, um universo se abre. Com os álbuns, vislumbramos os significados multifacetados embutidos nesses materiais impressos. Além disso, compreendemos seu papel fundamental na formação da história da educação em São Paulo. Pensando na história da educação a partir da história das instituições escolares, dos professores, alunos, rituais escolares, e dos próprios valores educacionais do século XX", destaca a autora Raquel Discini.

"A Educação entre a Ética e a Estética" é uma obra que certamente enriquecerá o entendimento da sociedade paulista no início do século XX, oferecendo uma visão única e inexplorada por muito tempo. O livro já está disponível para aquisição na página da Editora.

Sobre a série

A coleção "História, Pensamento e Educação" surge como um marco significativo no cenário editorial brasileiro. Esta coleção da Edufu dedica-se à publicação de obras e coleções que exploram de maneira aprofundada a interseção entre a História da Educação e o Pensamento Educacional. Iniciada em 2009, a coleção tem como propósito central atender a um público direcionado, abrangendo desde pesquisadores brasileiros e estrangeiros até estudantes de graduação e pós-graduação. Apesar de seu foco acadêmico, atende também a leitores interessados em ampliar seus conhecimentos nessas áreas temáticas cruciais.

Ao longo de sua trajetória, a coleção "História, Pensamento e Educação" envolveu cinco séries distintas, cada uma contribuindo de maneira única para a disseminação de conhecimento e reflexão crítica no campo educacional. Uma dessas séries, denominada "Novas Investigações", assume um papel crucial ao almejar a divulgação de resultados de pesquisas originais e relevantes. Este braço da coleção visa não apenas compartilhar descobertas de pesquisadores experientes, mas também fornecer espaço para temáticas que representam avanços recentes na perspectiva histórica do campo da Educação.

Os livros e coleções lançados sob a série "Novas Investigações" não pretendem apenas divulgar o conhecimento já consolidado, mas também promover a inovação e a expansão das fronteiras do entendimento sobre a História da Educação. Ao destacar pesquisas que alcançaram méritos reconhecidos pela comunidade acadêmica, a coleção reforça seu compromisso com a excelência e a contribuição substantiva para o desenvolvimento do campo educacional no Brasil e além.

Palavras-chave: lançamento de livro Editora da UFU Editoras Universitárias