Lançamento

Edufu publica 'Wilhelm von Humboldt: ensaios sobre língua e linguagem'

Tradução de Wilhelm von Humboldt, o visionário filósofo do século XIX, traz contribuições para a Linguística e Filosofia da Linguagem

Publicado em 01/02/2024 às 13:00 - Atualizado em 01/02/2024 às 17:54

Em "Humboldt: Ensaios Clássicos sobre Linguística e Filosofia da Linguagem", adentramos o universo do renomado Wilhelm von Humboldt, fundador da Universidade de Berlim e figura exponencial nas Ciências Humanas do século XIX. Este volume cuidadosamente traduzido representa uma ponte entre o passado e o presente, oferecendo aos leitores lusófonos a oportunidade única de explorar as contribuições importantes de Humboldt para a Linguística e Filosofia da Linguagem.

Wilhelm von Humboldt, irmão do célebre naturalista Alexander von Humboldt, revolucionou o estudo da linguagem, ao deslocar o foco do indivíduo para a sociedade. Introduziu o conceito de cultura nacional como um terceiro elemento crucial, estabelecendo fundamentos que ecoam até os dias atuais. Os ensaios reunidos neste volume abrangem temas intrigantes, desde o surgimento das formas gramaticais até a influência do verbo em línguas americanas, a estrutura gramatical da Língua Chinesa e o dualismo linguístico.

Ao longo dos anos, as ideias de Humboldt desafiaram estudiosos, gerando controvérsias e sendo reivindicadas por diversas correntes teóricas. Este livro não apenas desvenda a complexidade do pensamento humboldtiano, mas também destaca sua influência persistente na linguística contemporânea, com eco nas teorias de linguistas renomados, como Noam Chomsky.

"Humboldt: Ensaios Clássicos sobre Linguística e Filosofia da Linguagem" é uma porta de entrada para as reflexões de Humboldt em um período efervescente que coincidiu com o surgimento do Romantismo em Berlim. Mais do que um mergulho no passado, é uma jornada para compreender as raízes que fundamentam a hermenêutica, a arte de interpretar e entender, tornando-se assim uma leitura indispensável para todos que buscam desbravar as nuances da dinâmica linguística.

A obra  de Humboldt, publicada em 2021, integra a prestigiada série "Tradução de Estudos da Linguagem", sob a coordenação da professora Fernanda Mussalim, do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU). Teve uma meticulosa tradução e anotação por Hans Theo Harden e Orlene Lúcia de S. Carvalho. Porém, foi agora, em 2024, que o livro foi impresso e está disponível para venda no site da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu).

Destaca-se que a Edufu foi reconhecida como uma das vencedoras do 8º Prêmio ABEU 2022. O trabalho "Ensaios sobre língua e linguagem", do renomado linguista alemão Wilhelm von Humboldt, conquistou o primeiro lugar na categoria "Tradução", superando obras de diversas áreas do conhecimento.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: lançamento de livro lançamento Edufu; UFU; Editora da Universidade Federal de Uberlândia; Produção acadêmica; edufu