Publicado em 19/09/2025 às 10:12 - Atualizado em 13/10/2025 às 12:19
A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) realiza, no próximo 23 de outubro, às 18h, a inauguração do clube de leitura da instituição. O evento acontecerá na Livraria da Edufu, localizada no bloco 3Q, do Campus Santa Mônica, e contará com a discussão acerca da obra “De repente nenhum som”, e presença do autor, jornalista e mestre em comunicação Bruno Inácio.
Por meio de doze contos, o livro, lançado pela Editora Sabiá Livros em 2024 e ilustrado por Orlandeli, permite um mergulho profundo nas relações familiares e no eco do silêncio que, apesar da suposta ausência de som, se faz presente e reverbera em tudo que há em volta.
Esta é a terceira obra publicada de Bruno Inácio, que possui em seu catálogo os livros “Desprazeres existenciais em colapso” e “Desemprego e outras heresias” – este último também publicado pela Editora Sabiá Livros. "Acredito que ‘De repente nenhum som’ seja o meu livro mais maduro até aqui. Foi o que escrevi com mais calma, palavra a palavra. No entanto, percebo que continuo a me interessar por temas que também abordei em minhas outras obras, como a solidão, a angústia e as relações familiares”, reflete o autor.
O livro se destacou em diversos setores, sendo escolhido pelas revistas literárias Úrsula e Variações como uma das melhores obras de 2024. O material tem recebido elogios expressivos da crítica e do meio literário. Para Tito Leite, trata-se do “melhor livro de contos de 2024”, enquanto Morgana Kretzmann o define como um “baita livro de contos”. Já Matheus Lopes Quirino, em texto para O Globo, destaca que “Bruno Inácio investiga momentos involuntários em que os pensamentos se dispersam pelos labirintos da mente”.
Na mesma direção, Andreas Chamorro, do Le Monde Diplomatique, observa que “assim como nos trabalhos anteriores do autor, o tema está de braços dados com a forma, um rascunhando o outro”. A revista Bravo! também reforça o impacto da obra, caracterizando-a como “uma reflexão profunda sobre a fragilidade humana”.
O desenvolvimento do livro iniciou por meio de uma experiência pessoal do autor. Em 2018, a sua avó materna sofreu um acidente doméstico e, após um tempo gritando por socorro, uma vizinha a ajudou. A fragilidade da vida e do corpo exposta nesse momento marcou Bruno Inácio, que, em 2020, escreveu um conto baseado no acontecimento.
Mas a possibilidade de transformar os escritos em um livro somente viria à tona dois anos depois. A partir de uma oficina com o escritor Carlos Eduardo Pereira, Inácio escreveu outros dois contos: um sobre um adolescente tímido que vende pamonha com seu pai e outro a respeito de um homem que fala sobre a morte de um familiar em uma sessão de terapia. A noção de que os textos falavam sobre o silêncio e as relações familiares, foi o ponto de partida para a obra “De repente nenhum som”.
O processo de escrita foi longo e passou por vários anos, tanto pela complexidade dos temas, quanto pelo trabalho com a linguagem. “Foi um projeto que me exigiu bastante dedicação à escrita e à reescrita. Além disso, foi um momento em que me aprofundei nas minhas próprias questões, inclusive em relação aos diferentes tipos de silêncio que existem na minha família”, conta o autor.
Bruno Inácio, que está no processo de criação de outro livro desde 2023, espera que o Clube do Livro seja uma oportunidade para dialogar sobre diversos temas ligados a sua obra, com sensibilidade e leveza. “Essa é uma iniciativa muito importante da Edufu e só tenho a agradecer pelo convite”, complementa Inácio.
O Clube de Leitura organizado pela Edufu tem como foco a troca de experiências e reflexões. Por isso, o convite se estende a toda comunidade UFU e comunidade externa, que podem vivenciar um debate profundo sobre narrativa, subjetividade e literatura.
Além dos estudantes de área como Psicologia e Letras, pela ligação direta com os debates acerca do livro “De repente nenhum som”, espera-se que o encontro motive pessoas diversas a refletir sobre silêncios, memórias e afetos.
O acesso à leitura deve ser um direito de todos. Pensando nisso, a Livraria da Edufu disponibiliza a obra “De repente nenhum som” com 20% de desconto, para que os participantes possam adquirir a obra, realizar a leitura prévia e compartilhar suas impressões durante o Clube de Leitura. O livro custava R$30,00 e passou para R$24,00 neste momento.
Para mais informações sobre o evento, siga as redes sociais da Editora da UFU (@edufu_oficial) ou acesse o site da Edufu.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Leitura Clube de leitura livro Editora da UFU Editora
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS