Nova publicação

Evento promove lançamento de livro publicado pela Edufu, em parceria com a Unicamp

'Na rota da educação: epistemologia, teoria, história' é assinado por Justino Magalhães e será lançado em uma live na tarde desta quinta-feira, 16 de fevereiro

Publicado em 13/02/2023 às 09:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) publica livro, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Na rota da educação: epistemologia, teoria, história”, do autor Justino Magalhães, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, será lançado nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, às 14h30 (horário de Brasília).

O evento acontecerá de forma on-line e será transmitido via YouTube, pelo canal da Editora da Unicamp. Além de Magalhães, também participará do lançamento o coordenador da coleção da Edufu "História, Pensamento e Educação", Décio Gatti Júnior - professor titular de "História da Educação" da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU).

Além de contribuir para o avanço tanto do conhecimento, como do debate na área das Ciências da Educação, esse novo livro representa o décimo primeiro volume publicado no âmbito da série “Novas Investigações”, da coleção “História, Pensamento e Educação”. Em relação à forma, encontra-se bem estruturado, com capítulos equilibrados em termos de tamanho, bibliografia ampla e atualizada, linguagem clara e argumentação instigante.

Com o intuito de contribuir para os cursos da área das Ciências Humanas, com mais proximidade de Pedagogia, História, Antropologia e Filosofia, o material auxilia na formação de estudantes, professores, pesquisadores e estudiosos em geral do campo da educação, notadamente das chamadas Ciências da Educação, como Filosofia, História, Filosofia, Antropologia e Pedagogia.

Sinopse

A obra “Na rota da educação: epistemologia, teoria, história”, de Justino Magalhães, explica como foi pensada a educação. Para tal, o autor emprega várias disciplinas: Teoria, História, Antropologia, Pedagogia; Representação da Educação-Instituição; Perspectiva Sistemática e Crítica das Ciências da Educação. Aspectos de Epistemologia, Teoria e Ciências da Educação são protagonistas de uma História da Educação antropológico-pedagógica e institucional. A obra dá bases para o conhecimento acerca da educação e foi elaborada para se tornar "livro de cabeceira" para educadores e pesquisadores da educação.

Sobre o autor

Estudou história pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e realizou doutorado em Educação pela Universidade do Minho, com estágios de pesquisa na França e na Inglaterra. Justino Magalhães também é autor de outras obras, como "Tecendo nexos. História das instituições educativas" e "Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-XX)".

Palavras-chave: lançamento livro ensino educação edufu Unicamp Editora da UFU