Publicado em 10/11/2025 às 11:03 - Atualizado em 04/12/2025 às 12:51
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) reafirmou sua excelência acadêmica na edição de 2025 do Guia da Faculdade, realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e a Quero Educação. A instituição teve 85 cursos de graduação dos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo "estrelados". Desse total, 25 cursos alcançaram a nota máxima (5 estrelas), sendo classificados como "excelentes", e outros 60 receberam 4 estrelas ("muito bom").
Na edição impressa do guia, que destaca uma seleção dos melhores cursos do Brasil, a UFU marcou presença com seis graduações.
O resultado positivo se estende por todas as unidades. O campus de Ituiutaba, por exemplo, além do destaque de Pedagogia, teve outros cursos bem avaliados, como Matemática (Bacharelado e Licenciatura), ambos com 5 estrelas.
Para o coordenador do curso de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), em Ituiutaba, o reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo. "Esta conquista reflete o comprometimento, a seriedade e a dedicação de toda a nossa comunidade acadêmica. Cada avanço, cada aula, cada estudo e cada esforço coletivo contribuíram para que alcançássemos este reconhecimento nacional", celebrou.
A avaliação completa, com a lista de todos os 85 cursos estrelados da UFU (25 com 5 estrelas e 60 com 4 estrelas) nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, além dos cursos na modalidade EaD, pode ser conferida abaixo:
O Guia da Faculdade utiliza a metodologia de "avaliação por pares" para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Mais de 10 mil coordenadores e professores do ensino superior são convidados a dar notas (de 1 a 5) para os cursos de suas áreas de formação.
A avaliação considera três pilares: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. O resultado é uma referência importante para estudantes de todo o país na escolha de onde estudar.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS