Publicado em 04/12/2025 às 11:54 - Atualizado em 04/12/2025 às 12:01
Nesta quinta-feira, 4 de dezembro, às 19h, no Cinema da UFU, ocorre a segunda sessão da 2ª Mostra Mercosul Audiovisual. Aberta ao público, mediante retirada gratuita de ingressos pelo Sympla, a atividade busca aproximar a comunidade de produções cinematográficas latino-americanas que discutem identidade, ancestralidade, território e mudanças socioculturais na região.
A 2ª Mostra Mercosul Audiovisual reúne curtas produzidos na Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Colômbia, país associado à Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM). Nesta sessão, o público terá acesso a obras como “Dois Riachões: Cacau e Liberdade” retratam a autonomia conquistada por uma comunidade produtora de cacau no Sul da Bahia, enquanto “La Tierra Sin Mal” revisita o mito Guarani diante do avanço do desmatamento.
Outros filmes como “Movimentos Migratórios” aborda, por meio da trajetória de um imigrante, os desafios de adaptação e pertencimento em um novo país. Entre o real e o mítico, títulos como “Keradó”, “Mita’i Churi” e “Luthier” mostram como povos latino-americanos reinterpretam o território a partir de espiritualidades, tradições e laços profundos com a natureza.
Após a exibição, será realizada uma mesa de debate que aprofunda as reflexões propostas pelos filmes, reunindo especialistas de diferentes áreas. A convidada Cacica Kawany Tupinambá, coordenadora da OCA – Centro Cultural Indígena Kauã Poty Guarani, compartilhará sua experiência na reconstrução de tradições e saberes indígenas na região de Uberlândia. O professor Márcio Henrique Bertazi, pesquisador em história ambiental e ecologia política, contribuirá com análises sobre transformações territoriais e relações entre sociedade e ambiente. A professora Jeamylle Nilin, do Instituto de Biologia da UFU, abordará a interface entre cultura, meio ambiente e práticas comunitárias, a partir de projetos como Guardiões do Mar e Guardiões das Águas. A mediação será conduzida pela gestora cultural e pesquisadora Iara Helena Magalhães, ex-secretária de Cultura de Uberlândia e curadora do Cineclube de Mulheres Ver Juntas.
A sessão é organizada pelos espaços exibidores credenciados Cineclube de Mulheres Ver Juntas, Leatox/UFU e Sala Verde UFU Sustentável, com apoio da Diretoria de Sustentabilidade (DIRSU), Diretoria de Cultura (DICULT), Cineclube Cinema de Rua, Guardiãs das Águas, Observatório de Política Ambiental (OPA), entre outros parceiros.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Resultado da cooperação cultural entre os países do Mercosul, a Mostra busca ampliar o acesso às produções audiovisuais da região e promover o intercâmbio entre diferentes olhares, histórias e identidades latino-americanas. A iniciativa reforça o papel dos espaços culturais e universitários como ambientes de encontro, reflexão e diálogo sobre transformações sociais e ambientais.
Os ingressos já podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla e, para fins de certificação e registro, os participantes são convidados a preencher a lista de presença disponível online.
Palavras-chave: Mostra Mercosul
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS