Publicado em 05/12/2025 às 16:36 - Atualizado em 05/12/2025 às 16:58
A Sociedade Médica de Uberlândia sediou, entre os dias 27 e 29 de novembro, o 1º Congresso de Neonatologia do Triângulo Mineiro. Realizado pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), e pelo Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, o evento reforçou a importância do trabalho multiprofissional na construção de uma assistência neonatal integral, humanizada e de excelência.
O tema geral foi “Integração de saberes para transformação do cuidado”, como uma forma de incentivar a integração de profissionais e estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e odontologia. Como explica a professora da Famed e chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU/Ebserh), Daniela Marques, a falta de união de todas essas áreas não condizia com o avanço no cuidado neonatal na região. “O congresso nasceu justamente desse desejo: unir saberes, reforçar parcerias e impulsionar melhorias na assistência ao recém-nascido em toda a região”.
Justamente por ser a primeira edição e avançar na construção de um conhecimento coletivo na área, o foco foi atualizar todos os participantes com as últimas mudanças da neonatologia. Para isso, a programação contou com diversas mesas-redondas, um minicurso, uma palestra e uma apresentação cultural divididas ao longo dos três dias. A qualidade científica do evento também se destacou com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a premiação dos três melhores estudos.
A chefe da UTI Neonatal do HC-UFU/Ebserh reforça que é impossível atuar com recém nascidos e com a preparação neonatal sem a união entre as diversas áreas: “A força do trabalho multiprofissional é o que realmente transforma desfechos e queríamos que o congresso refletisse essa visão desde a sua primeira edição”. Além dos estudos técnicos e científicos, outro ponto essencial de discussão durante o evento foram competências como a comunicação efetiva, o trabalho em equipe, a tomada de decisão rápida e a sensibilidade para o cuidado humanizado.
Para a professora e organizadora, a ideia é continuar com o congresso anualmente como um encontro regional fixo. Assim, será possível fortalecer futuros profissionais das áreas afetadas, compartilhar experiências e a construção conjunta de uma neonatologia cada vez mais qualificada.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: Ciências da Saúde pediatria Triângulo Mineiro e Região Famed
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS