Publicado em 04/12/2025 às 10:39 - Atualizado em 04/12/2025 às 17:05
A partir de hoje, quinta-feira, até o próximo sábado (6/12) acontece em Uberlândia um grande evento de preparo para ocorrência de incidente, envolvendo múltiplas vítimas. A atividade é uma ação cooperativa, entre as principais organizações socorristas do município (SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros), autoridades da saúde, Faculdades de Medicina (UFU, IMEPAC e FAMEU), e alguns cursos de graduação da UFU. A proposta é unificar esforços para promover partilhas de conhecimentos e elevar a qualidade de atendimento na rede de urgência e emergência da região.
A importância de Uberlândia, como segundo maior município do estado e sua localização estratégica (sendo ponto de entroncamento de diversas rodovias e rota de entreposto), faz do simulado uma atividade imprescindível para a preparação e gestão do conhecimento aplicado a incidentes que envolvam pronto atendimento e cerelidade no atendimento às vítimas, principalmente àquelas que envolvem alta complexidade de traumas.
Para debater de forma aprofundada esse tipo de Simulado, a Faculdade de Medicina da UFU realizará, em conjunto com outras instituições, o IV Fórum de urgência e emergência e simulado a incidente de múltiplas vítimas, que ocorrerá nos dias 04 e 05 de dezembro, nos anfiteatros 2A e 8C da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Umuarama. A coordenação do evento na UFU é de responsabilidade da professora Tânia Mendonça, diretora da Faculdade de Medicina e a idealização do evento desde as versões anteriores é do professor convidado da USP de Bauru, Gerson Alves. De acordo com Tânia Mendonça, “atividades como estas são fundamentais porque integram teoria e prática, de forma imersiva e intensiva e desenvolve nos discentes, competências técnicas, tomadas de decisão sob pressão, trabalho em equipe multidisciplinar e aplicação real de protocolos de atendimento a desastres, preparando estes estudantes de maneira excepcional para os desafios profissionais futuros que vão encontrar, no decorrer da vida profissional de cada um”, enfatiza.
Estão previstas na programação uma oficina de moulage, que irá preparar a maquiagem dos ferimentos das vítimas, além de painéis e debates com os maiores especialistas do Brasil, nesse tipo de simulação. Também marcarão presença, as principais entidades locais da rede de urgência e emergência do Triângulo, capacitando os envolvidos com repertório aplicado a situações críticas envolvendo múltiplas vítimas. Para o gerente de Ensino e Pesquisa, do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal de Uberlândia, Gustavo Ralmondi, a atividade é uma oportunidade " de uma reflexão crítica sobre os processos de trabalho e sobre os fluxos e protocolos assistenciais. Dessa forma, a gente consegue refletir sobre o que nós temos feito e aprimorar as nossas práticas para um cuidado mas efetivo em saúde. Além disso, essas atividades auxiliam a reflexão sobre o atendimento em rede, ou seja, compreender que as situações relacionadas a urgência e emergência, ocorrem dentro de uma rede de cuidado em saúde, com vários pontos de atendimento e vários atores envolvidos neste processo. E quando nós debatemos essas situações, nós compreendemos as funções de cada um e, assim, auxiliarmos no melhor manejo de situações como essa, bem como podemos aprimorar as comunicações, os fluxos institucionais e as parcerias estabelecidas", destaca o gerente.
As inscrições para a oficina e o fórum foram abertas para os alunos das instituições de ensino envolvidas e as vagas já foram preenchidas. Os cursos de Direito, Psicologia, Jornalismo e a maioria dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Uberlândia, também vão participar ativamente do simulado, envolvendo a encenação de acidente no aeroporto, no sábado.
Confira a seguir os detalhes das principais atividades do evento:
O Fórum contará, ainda, com a participação de equipes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), referência em atendimentos de média e alta complexidade para Uberlândia e outras 26 cidades da região. Na sexta-feira (5/12), a chefe do setor de paciente crítico do Hospital, Ítala Reis Alvarenga, mediará a mesa redonda sobre “Óbitos na urgência - morte encefálica e doação de órgãos: desafios éticos legais e assistenciais”, às 17h30. No dia do simulado, o HC-UFU atuará nos procedimentos de recepção dos pacientes e encaminhamento para os setores de urgência e emergência, bem como nos demais atendimentos intra-hospitalares.
A concessionária do Aeroporto de Uberlândia, Aena Brasil, responsável pela iniciativa da edição 2025 do simulado, disponibilizará o espaço e a logística para a execução da atividade, assim como estará presente na abertura do Fórum, a partir das 19h30 no dia 4/12, para orientar sobre a prevenção, capacitação e atendimento aos acidentes aéreos.
A Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela supervisão de hospitais e postos de saúde locais, promoverá palestras sobre a implementação de linhas de cuidado nas redes de urgência, como atendimentos pré-hospitalares, em casos de acidentes ou emergências domésticas e clínicas. Além da apresentação sobre a Central de Regulação e Hospital secundário e terciário de Uberlândia. A atividade será mediada por César Augusto Soares Nitschke, cirurgião geral que estruturou as bases técnico-políticas e financeiras para implantação do SAMU regionalizado no Estado de Santa Catarina.
Ainda marcarão presença na abertura solene do Fórum, o diretor da FAMEU, Ulisses Bueno Marques Júnior e o diretor da IMEPAC, Diego Cunha Leite. Na sexta-feira (5/12), a IMEPAC estará presente na mesa redonda que abordará os hospitais de referência na rede de urgência, considerando a experiência do Hospital João XXIII, com mediação de Henrique Pierotti Arantes. No mesmo dia, a FAMEU fará uma abordagem sobre o trabalho colaborativo no atendimento de desastres e incidentes com múltiplas vítimas, a partir de experiências práticas.
Serviço:
Pré-Fórum - Oficina de Moulage (04/12) 13h30 às 17h30) - Local: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Umuarama - Bloco 4K/Sala 334
1º Dia do IV Fórum de urgência e emergência (04/12) 18h às 22h Local: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Umuarama - Anfiteatro 8C Credenciamento: 18h Abertura Solene com presença de autoridades: 18h30 Mesa Redonda 1- (19h30 às 22h) Rede de Urgência e Emergência
2º Dia do IV Fórum de urgência e emergência (05/12) 8h30 às 18h30 Local: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Umuarama - Anfiteatro 2A
Mesa Redonda 2 (8h30–9h30): Atendimento pré-hospitalar e múltiplas vítimas
Mesa Redonda 3 (10h–11h30): Implementação e gestão das redes de urgência
Mesa Redonda 4 - (13h30–14h30): Centrais de regulação e complexos reguladores.
Mesa Redonda 5 - (14h30–15h30): Hospitais de referência – Hospital João XXIII
Mesa Redonda 6-(16h–17h30): Trabalho colaborativo em desastres. Mesa Redonda 7 - (17h30–18h30): Óbitos na urgência, morte encefálica e doação de órgãos.
3º Dia - Simulado de incidente envolvendo múltiplas vítimas (6h às 14h) Local: Aeroporto de Uberlândia (acesso restrito aos participantes e Rede de atendimento de Uberlândia e região).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: Simulado Múltiplas Vítimas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS